20 de jan. de 2022

O Trem brasileiro que Estabeleceu um Recorde

 


Com a demanda por transporte ferroviário aumentando, temos acompanhado a chegada de novas locomotivas e vagões e também uma mudança no padrão das operações, principalmente após a renovação das concessões e uma das mudanças mais significativas aconteceu na malha paulista, que é uma das mais movimentadas, se não a mais movimentada do Brasil. 
Para entender o contexto, é preciso explicar que no trecho conhecido como Corredor de Exportação, que começa em Rondonópolis-MT e termina em Santos-SP, até pouco tempo a Rumo circulava com trens que tinham cerca de 80 vagões, levando cargas até o porto de Santos e voltando praticamente com o mesmo tamanho. 

Há pouco mais de um ano, aproveitando-se das melhorias nas vias e na qualidade das locomotivas e vagões, esses trens aumentaram de tamanho em cerca de 50%, passando a rodar com mais de 120 vagões como padrão, mas mantendo a operação dos trens de 80, partindo de alguns terminais espalhados ao longo da malha. 

No entanto, em momentos de maior movimentação, durante a safra, ou em períodos chuvosos que comprometem o tráfego na serra de Santos, era comum vermos dois trens de 80 vagões se juntarem e formar apenas um com mais de 160, otimizando o tempo de deslocamento na subida da serra até chegar em Itu, onde novamente eram separados e formavam duas composições. 

Esses trens eram os maiores trens do estado de São Paulo e estavam entre os maiores do Brasil, em termos de comprimento, mas recentemente essa marca foi ultrapassada! Como já era de se esperar, aproveitando-se que o trecho entre Santos e Campinas é quase 100% duplicado, optou-se por unir também os trens maiores, formando uma grande composição com mais de 240 vagões e seis locomotivas tornando-os os maiores trens que já circularam em nosso estado de maneira regular! 

Essa composição leva um maquinista na primeira locomotiva e um segundo maquinista na locomotiva líder do segundo trem, coordenando as operações via rádio, num sistema que é chamado de "locoman". 

Por enquanto, essa operação deve ficar restrita aos trens vazios que retornam de Santos, mas não será surpresa se ela se estender aos carregados, para a alegria dos que gostam de ver esses gigantes em movimento. Só não vai ser muito interessante para quem precisar esperar a passagem deles em uma Passagem de Nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.