28 de jan. de 2022

Desemprego em novembro cai para 11,6%, mostra IBGE

Quantidade de desempregados no país em novembro era de 12,4 milhões de pessoas

Taxa de desemprego segue em queda no Brasil, aponta o IBGE | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O índice de desemprego no Brasil fechou o trimestre encerrado em novembro de 2021 em 11,6%, o que representa um recuo de 1,6 ponto porcentual em relação aos três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. Segundo pesquisa da Bloomberg, os analistas projetavam uma taxa de 11,7%.

Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em janeiro de 2020 (11,4%).

De acordo com o IBGE, a quantidade de desempregados no país em novembro do ano passado era de 12,4 milhões de pessoas — ante 12,9 milhões do trimestre móvel encerrado em outubro.

Na comparação com o mesmo período de 2020, a queda no desemprego foi de 14,5%, o que significa 2,1 milhões de pessoas a menos em busca de trabalho.

Já em relação ao período de três meses encerrado em agosto, o número de pessoas ocupadas aumentou 3,5% (3,2 milhões a mais de brasileiros no mercado de trabalho).

“Esse resultado acompanha a trajetória de recuperação da ocupação que podemos ver nos últimos trimestres da série histórica da pesquisa”, analisa a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy. “Esse crescimento também já pode estar refletindo a sazonalidade dos meses do fim de ano, período em que as atividades relacionadas principalmente a comércio e serviços tendem a aumentar as contratações.”

Como já vinha ocorrendo nos trimestres anteriores, o número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado aumentou, com um crescimento de 4% em relação ao trimestre encerrado em agosto (1,3 milhão de pessoas a mais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.