9 de jan. de 2024

Boeing 737 Max 9: FAA impõe aterramento temporário após incidente com tampão de porta em voo


A Administração Federal de Aviação disse no sábado que suspenderá temporariamente alguns aviões Boeing 737 Max 9 usados pelas companhias aéreas dos EUA depois da perda de um “tampão de porta” (door plug) ter se desprendido de um voo da Alaska Airlines em pleno ar.

A FAA disse que também irá paralisar 737 aviões Max 9 que operam em território dos EUA. No total, o pedido afetará cerca de 171 aviões 737 Max 9 de um total de 218 em todo o mundo, disse a FAA.

A FAA disse em uma diretriz que a decisão de aterrar todos os aviões 737 Max 9 decorre de “um relato de uma saída durante o voo de door plug no meio da cabine, que resultou em uma rápida descompressão do avião”, referindo-se ao incidente da Alaska Airlines.

A Alaska Airline aterrou temporariamente todas as 65 aeronaves 737 Max 9 no sábado para manutenção e inspeções de segurança. Ele disse que um quarto das inspeções foram concluídas “sem conclusões preocupantes” e que até agora 18 aeronaves foram autorizadas a retornar ao serviço no sábado. As demais inspeções de aeronaves deverão ser concluídas nos próximos dias.


‘Um grande estrondo’

O voo 1282 tinha como destino o Aeroporto Internacional de Ontário, no condado de San Bernardino, Califórnia, mas voltou para Portland, Oregon, logo após a decolagem.

A FAA disse que o avião retornou ao aeroporto depois que “a tripulação relatou um problema de pressurização”.

De acordo com o FlightAware, site de rastreamento de viagens aéreas, o voo decolou de Portland às 17h07. e pousou em Portland às 17h27.

Não está claro como ou quando o painel se separou do jato de passageiros.

O avião transportava 174 passageiros e seis tripulantes, segundo a Alaska Airlines, que inicialmente descreveu o que aconteceu como um “incidente”. A foto de um passageiro a bordo mostrava um painel inteiro faltando em uma lateral da fuselagem, próximo a uma fileira de assentos.

Kyle Rinker postou uma foto de dentro do avião na plataforma de mídia social X, junto com a legenda: “Quando a parede do avião se rompe no meio do voo”.

Boeing 737 Max 9 sem o door plug – Foto: Kyle Rinker

FONTE: NBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.