31 de out. de 2024

Com perfil altamente sofisticado, produtor de Cruzeiro do Sul leva o 1° lugar do “QualiCafé 2024”


Por Wanglézio Braga - A 2ª edição do concurso QualiCafé premiou o melhor café do Acre nesta segunda-feira (30) em cerimônia realizada no escritório da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Seagri) em Acrelândia. O grande vencedor foi José Leite de Lima, cafeicultor de Cruzeiro do Sul, que recebeu a nota mais alta entre os 10 finalistas: 88,6.

Como prêmio, ele ganhou um kit de irrigação avaliado em R$ 30 mil e um passaporte para participar de um evento nacional em Minas Gerais (MG), onde poderá expandir seu conhecimento e representar o café acreano.

José Lima, que está há cinco anos no cultivo de café, atribui sua entrada na atividade a um incentivo de um produtor local. “Nunca imaginei trabalhar nessa lida, com o café, e ainda ser premiado. Estou vivendo um sonho! Isso me deu um incentivo a trabalhar e participar cada vez mais desse concurso”, afirmou o produtor emocionado. Ele também agradeceu aos parceiros e à família que o apoiam na produção, destacando que a vitória é resultado de muito esforço e dedicação conjunta.

 José Leite de Lima venceu o QualiCafé 2024 com 88,6 pontos (Foto/Wanglézio Braga)

O café de José Lima foi altamente elogiado pela sua complexidade e características sensoriais únicas, apresentando notas de bala de laranja, doce, morango, acidez marcante, retrogosto prolongado, mel jataí, malbec, e uma combinação de vinhoso, licoroso, frutas vermelhas, chocolate ao leite, especiarias, corpo denso, macio, balanceado, champagne, caramelo e frutas secas. Esse perfil sofisticado destacou a qualidade e o potencial do café do Juruá com um dos melhores do estado.

 

Michelma Lima, diretora da Seagri, fez uma avaliação positiva do evento. “Estamos felizes por apresentar as diversidades das regiões, cidades que mostraram os seus ideais, revelando que todo e qualquer produtor pode fazer cafés especiais (…) Esse prêmio veio pra ficar e nós já estamos pensando na terceira edição. Enquanto isso, nossos produtores que ficaram nessa final vão participar de uma capacitação na Semana Internacional do Café que ocorre em Minas Gerais”, avaliou.

O Secretário José Tchê, exaltou que o 1° QualiCafé serviu como base para mostrar ao mundo que o Acre produz café com qualidade e tem preservado sua floresta. “Essa edição veio para dizer que estamos no caminho certo, afinal, conseguimos aumentar o número de participantes e conseguimos também, uma coisa inédita, é que vamos ter um stand na maior feira internacional do Café que ocorrerá em Minas Gerais. Lembro que o café do Acre já chegou nos Estados Unidos e na China”, enfatizou.


Confira a classificação final do QualiCafé:


1º lugar: José Leite de Lima – 88,6 

2º lugar: Lucas Silva – 86,86 

3º lugar: Vanderlei de Lara – 86,75 

4º lugar: Roberto da Silva Nascimento – 86,69 

5º lugar: Keyti Kety Espindola – 86,1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.