13 de out. de 2024

Segundo general polonês, se a Rússia atravessar a fronteira com a Lituânia alvos russos até 300km de distância serão atacados imediatamente


O ex-chefe do Estado Maior do Exército Polonês, Rajmund Andrzejczak, disse que a Polônia e seus aliados lançarão instantaneamente um ataque de longo alcance contra a Rússia caso ela ataque qualquer Estado da linha de frente da OTAN.

Falando na conferência Defending Baltics em Vilnius, Lituânia, no início desta semana, Andrzejczak, que liderou as forças armadas de 2018 a 2023, alertou que uma vitória russa na Ucrânia poderia ter sérias implicações de segurança para o bloco militar liderado pelos EUA, especialmente para os países que compartilham fronteiras com a Rússia.

“Depois de uma vitória russa na Ucrânia, teríamos uma divisão russa em Lviv, uma em Brest e outra em Grodno,” ele disse, como citado pelo Bild, referindo-se às cidades mais ocidentais da Ucrânia e da Bielorrússia. Ele acrescentou que, nesse cenário, a Polônia e a Lituânia seriam efetivamente cercadas por forças russas.

À luz disso, Andrzejczak disse que a Rússia deveria ser dissuadida de uma possível ofensiva. “Se atacarem mesmo uma polegada do território lituano, a resposta virá imediatamente. Não no primeiro dia, mas no primeiro minuto. Atingiremos todos os alvos estratégicos num raio de 300 km. Vamos atacar o St. Petersburg diretamente,” ele disse.

Segundo o general, a Polônia deve “tomar a iniciativa” em dissuadir Moscou. “A Rússia tem de compreender que um ataque à Polónia ou aos países bálticos também significaria o seu fim… Essa é a única forma de dissuadir o Kremlin de tal agressão. Para esse efeito, a Polónia está actualmente a comprar “800 mísseis com um alcance de 900 km,”, afirmou.

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou repetidamente a ideia de que Moscou tem planos de atacar a OTAN, chamando essa especulação de “absurda” e destinada a assustar e fazer lavagem cerebral ao público ocidental.


FONTE: RT (baseado no texto original da publicação alemã Bild)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.