17 de out. de 2024

Marrocos seleciona o Embraer C-390 Millennium brasileiro para substituir a sua frota de transporte C-130 Hercules

 

Fernando Valduga  - A Força Aérea Real Marroquina assinou um acordo para a aquisição da aeronave de transporte militar KC-390 Millennium após testes bem-sucedidos conduzidos em março deste ano. Esta aquisição é uma parte crucial da estratégia contínua do Marrocos para diversificar seus equipamentos militares e fornecedores.

De acordo com o Observatório Atlântico para Defesa e Armamento, o Marrocos se junta a várias outras nações na obtenção de acordos com a fabricante aeroespacial brasileira Embraer. Espera-se que o KC-390 Millennium complemente e potencialmente substitua a frota militar marroquina de aeronaves Lockheed Martin C-130 Hercules.

Além da compra, o Marrocos está em negociações com a Embraer para explorar a possibilidade de produzir localmente o KC-390 Millennium, com o objetivo de atingir uma “taxa de integração altamente favorável”. Esta iniciativa reflete uma estratégia mais ampla para aprimorar a frota de aeronaves de transporte e reabastecimento das Forças Armadas Reais (FRA), conforme relatado anteriormente pelo diário espanhol La Razón.

Após a avaliação de um C-390 da Força Aérea Brasileira (registrado como PT-ZNG) em Rabat em março de 2024, o Marrocos aparentemente se juntou ao Grupo de Usuários do C-390, com a bandeira marroquina aparecendo em um slide do Powerpoint em uma conferência recente do grupo, ao lado das bandeiras do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos e Chile. A inclusão de Marrocos, Emirados Árabes Unidos e Chile foi inesperada, pois nenhum deles teria encomendado o tipo, embora cartas de intenção tenham sido assinadas pela Argentina, Chile e Colômbia, enquanto Angola, Egito, Grécia, Índia, Ruanda, Arábia Saudita, África do Sul e Suécia também foram citados como clientes em potencial.



A conta oficial do Exército X do Reino de Marrocos respondeu, observando que o “C-390 Millennium substituirá, portanto, os modelos C-130 Hercules mais antigos em serviço com a aviação de transporte tático/logístico da Força Aérea Marroquina”.

Atualmente, o Marrocos opera quatro C-27J Spartans, 16 C-130H Hercules e seis CASA CN-235s na função de transporte, embora um Hercules opere na função SIGINT e dois sejam configurados como aviões-tanque.

O KC-390 Millennium, uma aeronave de transporte de médio porte movida por dois motores turbofan, oferece várias vantagens competitivas sobre seus rivais, incluindo a capacidade de servir como uma aeronave de reabastecimento aéreo. Esta aeronave inovadora pode transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos blindados com rodas, fornecendo ao Marrocos uma solução versátil para transporte e logística.

Várias empresas contribuíram para o projeto, incluindo FAdeA, ENAER, OGMA, BAE Systems e Rockwell Collins.

Notavelmente, o KC-390 se distingue do C-130 Hercules com sua rampa traseira, que facilita o carregamento e descarregamento eficientes de grandes volumes de carga. O KC-390 também tem um preço mais competitivo, com um custo estimado de aproximadamente US$ 50 milhões — pouco mais de um terço de seus rivais, que podem exceder US$ 130 milhões.

Esta aeronave versátil pode transportar cargas úteis substanciais, com uma capacidade máxima de 26.000 kg. Pode acomodar 80 soldados, transportar 74 macas junto com 8 equipes médicas ou mobilizar 66 paraquedistas. O KC-390 ostenta uma velocidade máxima de 992 km/h e capacidades de alcance impressionantes: 2.820 km com uma carga de 23.000 kg, 3.220 km com 19.000 kg e 5.820 km com uma carga de 14.000 kg.

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