17 de nov. de 2024

De Chancay a Xangai: Novo Projeto BRI China-Peru torna-se hub e porto de entrada da América Latina



                        FONTE: Global Times


Vista aérea do "megaporto" de Chancay, na pequena cidade de Chancay, 78 quilômetros ao norte da capital peruana Lima, em 29 de outubro de 2024. O porto foi inaugurado em 14 de novembro de 2024 pelo presidente chinês Xi Jinping e sua contraparte peruana, Dina Boluarte, à margem da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) em Lima. (Foto de Cris BOURONCLE / AFP)

A China e o Peru estão localizados em lados opostos do mundo, separados pela vasta extensão do Oceano Pacífico. No passado, essa distância parecia intransponível.

No entanto, um novo projeto portuário está tornando essa jornada distante mais acessível.

O projeto do Porto de Chancay é uma colaboração entre China e Peru no âmbito da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI, na sigla em inglês). Localizado no distrito de Chancay, na província de Huaral, no Peru, o porto está a aproximadamente 80 quilômetros da capital, Lima.

O Porto de Chancay é posicionado como o porto de entrada do Peru e um hub regional, conectado por um túnel à Rodovia Pan-Americana, que o liga diretamente à capital. Isso permite que mercadorias cheguem convenientemente ao Peru e a outros países da América Latina, melhorando significativamente a eficiência comercial, segundo o *People’s Daily*.

Na última quinta-feira, esse importante projeto, símbolo da amizade entre China e Peru, finalmente entrou em operação.

A primeira fase do projeto do Porto de Chancay começou em 2021 e inclui quatro berços de atracação. A profundidade máxima do porto é de 17,8 metros, permitindo que ele acomode navios porta-contêineres ultragrandes com capacidade de até 18.000 TEUs.

A capacidade de movimentação projetada é de 1 milhão de TEUs por ano no curto prazo e 1,5 milhão de TEUs no longo prazo. Com mais de 80% do projeto concluído, as estruturas principais dos cais foram finalizadas no início deste ano, de acordo com o People’s Daily.

He Bo, gerente-geral adjunto da COSCO SHIPPING Ports Chancay Peru, acompanhou o progresso significativo do porto nos últimos três anos.

“Montanhas foram niveladas, praias transformadas em pátios de armazenamento, quebra-mares e cais se erguem sobre as águas, guindastes estão no porto e edifícios para produção e escritórios surgiram”, disse He ao People’s Daily.

“De Chancay a Xangai” é uma frase bem conhecida entre os moradores locais. He Bo explicou que as pronúncias em espanhol dessas duas cidades portuárias importantes, Chancay e Xangai, são muito semelhantes. Inicialmente, os locais confundiam os nomes, mas agora estão familiarizados com ambos.

Antes de Chancay, a maior parte das cargas do Peru para a Ásia e Oceania precisava ser transbordada por portos na América Central ou do Norte, e a capacidade portuária não atendia às crescentes demandas do comércio exterior.

Hoje, a frase “De Chancay a Xangai” torna-se realidade. Com a abertura de um novo corredor terrestre-marítimo entre China e América Latina, o tempo de transporte entre Peru e China será reduzido em cerca de 10 dias.

Com o progresso da construção do Porto de Chancay, empregos relacionados ao projeto tornaram-se altamente procurados na região. Sun Yan, diretor chinês do Instituto Confúcio na Universidade Ricardo Palma, disse à Agência Xinhua que muitos estudantes peruanos do instituto estão ansiosos para usar suas habilidades linguísticas para se candidatar a posições no porto, como tradutores, técnicos e operadores.

Além disso, graças à tecnologia avançada da China e à consciência ambiental das empresas chinesas, o Porto de Chancay está sendo desenvolvido como um porto inteligente, moderno, verde e de baixo carbono. Trabalhadores do cais demonstraram caminhões elétricos para contêineres com tecnologia de direção autônoma, que operam de forma silenciosa e precisa, segundo a Xinhua.

Perto da entrada do local do projeto, há um pântano. À noite, aves vão e vêm, trazendo vida à área.

He Bo mencionou que as empresas chinesas responsáveis pela construção do porto têm se preocupado em controlar ruídos, iluminação e poeira durante as obras, minimizando o impacto nos “moradores” do pântano. Além disso, têm participado ativamente do resgate de focas, pinguins, pelicanos e outros animais, contribuindo para a melhoria da biodiversidade local.

Com o Porto de Chancay, a distância entre China e Peru já não parece tão grande quanto antes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.