13 de nov. de 2024

Nova empresa aérea brasileira Levu decola pela 1ª vez após estar certificada pela ANAC

O A321PCF decolando na tarde de hoje – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Por Murilo Basseto - No final desta tarde de terça-feira, 12 de novembro, decolou pela primeira vez após receber certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a nova empresa aérea brasileira Levu A ir Cargo.

O Airbus A321PCF de matrícula PS-LVU decolou às 17h18 pela pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), realizando o voo LVU-9000, em direção ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre – dos Guararapes, em Recife (PE).

O momento da partida pode ser visto novamente na câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no player a seguir, retrocedendo as cenas para o horário acima descrito, enquanto ainda estiver disponível no histórico da live:

Já o momento do pouso poderá ser visto ao vivo pela câmera do canal “Papa Charlie Golf” em Recife, disponibilizada a seguir. Abaixo da câmera, há também a tela de rastreamento em tempo real do PS-LVU pela plataforma AirNav RadarBox:

Cargo, com sede em Campinas (SP), a explorar serviços aéreos de carga, em anúncio oficializado em portaria publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, dia 07 de novembro de 2024, pelo superintendente de Padrões Operacionais, conforme as normas estabelecidas pelo Regimento Interno da ANAC e a legislação vigente.

A Levu recebeu seu Certificado de Operador Aéreo (COA) e agora pode operar comercialmente com voos cargueiros, utilizando seus jatos Airbus A321PCF (em referência à sigla de Precision Conversions Freigther, empresa que realiza a conversão do avião de transporte de passageiros para cargueiro).

Em maio, a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, anunciou que fechou uma parceria com a Levu Air Cargo, para lançar no país uma solução de transporte aéreo doméstico para carga. Por isso o avião da companhia aérea leva o amarelo na seção traseira a fuselagem.

O projeto, que receberá um investimento de cerca de R$ 1 bilhão, sendo 90,5 milhões de euros por parte da DHL, contempla quatro aeronaves cargueiras. Esta primeira chegou ao Brasil em maio.

Inicialmente, a empresa planeja voos na rota Campinas – Manaus (AM), diariamente, e Campinas – Recife (PE), com três saídas por semana. Também há planos para Belém (PA). Este projeto, que envolveu a abertura ou ampliação de filiais da DHL nas cidades atendidas, gerou 200 empregos diretos e cerca de 500 indiretos.

Para ler todas as notícias sobre a Levu e conhecer mais sobre a empresa aérea, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.