Por Wanglézio Braga - A Cooperativa Juruá Alimentos, sediada em Cruzeiro do Sul, tem se destacado no Acre por seu papel na valorização e fortalecimento da agricultura familiar. Fundada em 2021, a cooperativa reúne atualmente 38 famílias que trabalham na produção de alimentos e participam de programas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovendo a integração entre o campo e a cidade.
Segundo Adauto de Paula, presidente da cooperativa, a farinha é um dos principais produtos da região do Juruá, mas a cooperativa já está ampliando seu portfólio com novos derivados, como a farofa temperada, que chegou ao mercado recentemente. “Isso agrega valor à produção e traz mais renda para os agricultores”, destacou. Apesar dos avanços, Adauto aponta que ainda há desafios estruturais, como a necessidade de maquinário, implementos agrícolas e investimentos em agroindústrias, fundamentais para aumentar a qualidade e o alcance dos produtos no mercado.
Adauto ressalta que o Juruá tem terras férteis e clima favorável para a produção o ano todo, mas enfatiza que o estímulo e as parcerias com o governo e instituições privadas são indispensáveis para o desenvolvimento do setor. Em visita a Rio Branco, ele buscou apoio de deputados estaduais e da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) para atrair investimentos que possam beneficiar não apenas a Cooperativa Juruá Alimentos, mas também outras organizações do agronegócio no Acre.
Com a expectativa de dobrar o número de cooperados até o próximo ano, a cooperativa vislumbra um futuro ainda mais promissor. “Estamos vivendo um novo momento para o cooperativismo no Acre”, concluiu Adauto. Ele destacou, ainda, a parceria com o Sistema OCB/SESCOOP, que tem sido crucial para conectar a cooperativa ao mercado e ao governo, garantindo mais visibilidade ao trabalho e à produção do Juruá.
Conheça mais dos trabalhos da entidade assistindo ao vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.