25 de nov. de 2025

Áustria desativa o primeiro C-130K e fecha acordo com Portugal até receber seus C-390 Millennium


Por Fernando Valduga  - A Áustria deu início ao processo de retirada de sua veterana frota de C-130K Hercules ao desativar o primeiro dos três aviões que ainda operavam no país, um passo considerado fundamental para a chegada do moderno Embraer C-390 Millennium. Com apenas dois C-130K operacionais entre 2025 e 2029, o Ministério da Defesa austríaco firmou um acordo com a Força Aérea Portuguesa para garantir o transporte tático durante o período de transição.

O último voo do Hércules, realizado na semana passada, marcou o fim de mais de duas décadas de serviço. A aeronave será parcialmente desmontada para reaproveitamento de componentes, enquanto a fuselagem permanecerá como ferramenta de treino para forças especiais austríacas.

A ministra da Defesa, Klaudia Tanner, destacou que estender a vida útil dos Hercules seria mais caro do que a parceria com Portugal, ressaltando que o acordo assegura a continuidade de todas as missões aéreas sem qualquer limitação.

A substituição será realizada pelo C-390 Millennium, parte de um programa conjunto assinado por Áustria e Holanda em 2024 para adquirir nove aeronaves — quatro destinadas à Áustria e cinco aos Países Baixos. De acordo com o cronograma atual, o primeiro C-390 austríaco será entregue em 2028 e estará operacional no ano seguinte.

O C-390 tem se consolidado como a nova referência europeia em transporte militar multimissão. Dados oficiais indicam capacidade de transporte de até 26 toneladas, velocidade próxima de Mach 0,80 e alcance superior a 3.300 milhas náuticas. A aeronave pode ser rapidamente reconfigurada para missões de evacuação médica, combate a incêndios com o sistema MAFFS II, reabastecimento em voo e operações humanitárias. A expansão do programa na Europa é evidente: Hungria, Suécia, República Tcheca, Lituânia e Eslováquia já negociam ou formalizaram a compra, enquanto Holanda e Portugal intensificam a integração operacional.

Portugal, operador pleno do C-390 desde 2023, fortaleceu este papel ao receber o terceiro exemplar em julho e ao formalizar a compra da sexta aeronave. O país também instalou na Base Aérea nº 11, em Beja, o único simulador de C-390 em operação na Europa e na OTAN, o que tem atraído tripulações de países parceiros — inclusive da Força Aérea da Holanda, que vem realizando treinamentos avançados no local.

Além disso, o simulador português permite que grande parte do treinamento de pilotos e tripulações ocorra sem a necessidade das aeronaves reais, reduzindo custos de operação, consumo de combustível e desgaste dos aviões, ao mesmo tempo em que aumenta a disponibilidade para missões reais — um fator decisivo para a cooperação com a Áustria.

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