18 de abr. de 2011

EMBRAER DEFESA E SEGURANÇA FECHA PARCERIA COM DUAS EMPRESAS PARA O PROGRAM KC-390

Por Fernando Valduga Aviação Militar, Brasil, LAADE

Aeronave de transporte/reabastecimento KC-390 da Embraer. (Foto: Junio Pinheiro / Plano Brasil)
A Embraer Defesa e Segurança anunciou a assinatura de um contrato com a Aero Vodochody e com a empresa argentina FAdeA, para o fornecimento de aeroestruturas para o programa KC-390, durante a LAAD Defense and Security 2011, no Rio de Janeiro.

Conforme o acordo, a empresa tcheca Aero Vodochody se juntará ao atual programa de desenvolvimento do cargueiro militar KC-390 participando da fase de definição conjunta (Joint Definition Phase – JDP) e fornecerá a seção da fuselagem traseira II, as portas para pára-quedistas e tripulação, porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo para os protótipos e futuros aviões da produção seriada.

“Esta parceria é estabelecida em um importante momento do programa KC-390 e é conseqüência de um esforço bem coordenado das nossas empresas e governos. Damos as boas-vindas à Aero Vodochody como um parceiro da estrutura da fuselagem do programa KC-390”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança.

O negócio começou a tomar forma após a assinatura da Declaração de Intenções entre os ministérios da defesa brasileiro e tcheco, anunciado em setembro de 2010. O acordo de hoje reforça o comprometimento da República Tcheca em comprar dois aviões KC-390 no futuro. O programa avança conforme o planejado. A produção do primeiro protótipo está planejada para ser iniciada em 2013 e o vôo inaugural deve acontecer em 2014.

A Aero Vodochody é o maior fabricante aeroespacial da República Tcheca. Fundada em 1919, tem foco no desenvolvimento, produção, venda e suporte a programas aeroespaciais civis e militares. O sistema controle de qualidade da empresa é certificado pelas normas AS 9100 e ISO 9001. Ao longo dos anos, a Aero Vodochody trablahou com fabricantes líderes da indústria aeroespacial, entre os quais a produção de subconjuntos para a família de jatos comerciais EMBRAER 170/190.

Parceria com a Argentina

Num outro contrato, a Embraer Defesa e Segurança e a empresa argentina FAdeA assinaram hoje contrato de parceria para o programa KC-390, no qual a FAdeA fabricará os spoilers (superfícies móveis de controle de sustentação na asa), portas do trem de pouso do nariz, porta da rampa, carenagens dos flapes, cone de cauda e armário eletrônico.

“A participação da FAdeA no Programa KC-390 fortalece a cooperação entre as bases tecnológicas e industriais de defesa de ambos os países, em estreito alinhamento com a Estratégia Nacional de Defesa (END)”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança.

Este acordo é conseqüência da Declaração de Intenções assinada entre os Ministérios da Defesa do Brasil e da Argentina, em outubro de 2010, que reforça em seu escopo o compromisso de aquisição de seis aeronaves KC-390 pelo governo argentino. O programa de desenvolvimento da aeronave avança conforme o planejado. O início da produção do primeiro protótipo está previsto para 2013 e o vôo inaugural para 2014.

“Este acordo aproxima os pólos aeronáuticos de ambos países e abre excelentes possibilidades para a recém-recuperada empresa argentina e para o incremento da relação comercial ente os dois maiores países da região”, disse Jaime Saiegh, Presidente de FAdeA.

Herdeira da tradicional Fábrica Militar de Aviões (FMA), a Fábrica Argentina de Aviões “Brigadeiro San Martín”, FAdeA, projeta, fabrica, moderniza e realiza manutenção em aeronaves civis e militares, produz peças aeronáuticas e executa diversos serviços de engenharia.


O centro industrial da FAdeA está localizado nos arredores de Córdoba, cidade com grande tradição industrial que abriga universidades renomadas e institutos de formação técnica, em especial aeronáutica, o que possibilita à empresa contar com mão-de-obra altamente qualificada. A FAdeA possui experiência de mais de 80 anos em desenvolvimento aeronáutico e durante este período  fabricou em suas instalações mais de 1.500 aeronaves entre projetos próprios e sob licença.

Atualmente, a empresa é uma sociedade anônima de capital estatal criada no final de 2009 por iniciativa do governo argentino com a intenção de retomar o gerenciamento deste importante centro industrial, cedido anteriormente a uma empresa privada sob concessão.

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