20 de abr. de 2011

INDÍGENAS VÃO AO FÓRUM PEDIR LIBERAÇÃO DE ÍNDIO PEGO COM 17 TROUXINHAS DE MACONHA

Indígenas Huni Kui de Tarauacá e Feijó se reuniram e foram ao Fórum Dr. Mário Strano se encontrar com o Juiz, o Dr. Manuel Pedrosa que substitui a Dr. Andréia que está de férias, a Promotora Drª. Nicole Gonzalez e o Defensor Público Dr. Paulo Michel, na tentativa de soltar o pajé José Guilherme Nunes Ferreira, preso desde sábado passado pego com dois tipos de ervas, uma delas foi constatada tecnicamente que era maconha, apesar dos Índios dizerem que era erva Santa Maria usada fitoterapicamente.


 
Alguns índios que estavam armados ficaram do lado de fora, entraram somente as lideranças, cacique, pajés e alguns parentes do preso.

O diálogo correu tranquilo, e os Índios se expressaram de todas as formas, inclusive em sua própria língua, sendo depois traduzido para o português.




Na visão indígena essa erva faz parte de sua cultura afirmando que a mesma só poderia ser encontrada no Humaitá e no rio Purus e que serve para chás curativos, e os únicos que pode manipular qualquer tipo de erva nas tribos são os pajés. Portanto eles acham que é seu direito culturalmente, por isso estavam reivindicando.

O Dr. Manuel Pedrosa oportunamente observou que a Justiça não trabalha sob pressão e deu prosseguimento ouvindo com muita atenção todos os presentes que quiseram falar . Recebeu algumas leis trazidas pelos Indígenas e disse que iria apreciar tudo cautelosamente. 


Depois das falas os Indígenas solicitaram que as Autoridades tirassem fotos com seus cocares. 

 Dr. Manuel Pedrosa

 Promotora Nicole Gonzalez

Defensor Público Dr. Paulo Miche

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.