20 de nov. de 2012

RIO BRANCO - PROTESTO NA FAVELINHA



POR GERSON ALBUQUERQUEEstava saindo de casa para visitar minha mãe e não tive como passar num dos trechos da Rua Joaquim Macedo, pois as famílias da área conhecida como Favelinha, no bairro São Francisco II, estão em pé de guerra contra o descaso do governo e da prefeitura e interditaram a rua.

A intenção do protesto é chamar a atenção das autoridades para o grave problema dos desabamentos de casas, colocando em risco as vidas das famílias que residem na área.

De acordo com os moradores, a situação não é nova e o governo estadual, há cinco anos, passou pelo local cadastrando as famílias para que fossem contempladas com moradias em outros locais, mas, até agora, nada.

Pelo que pude observar, a abertura e pavimentação de ruas nas proximidades da Favelinha deve ter contribuído para os deslizamentos de terras no local, especialmente, com o aumento das chuvas que caem sobre Rio Branco.


Creio que vale a pena você publicar alguma das fotografias e o vídeo que fiz com depoimentos de duas moradoras, posto que as mesmas fazem uma clara explicação sobre o que está acontecendo e os objetivos dos protestos.

Pelo visto, a retórica do "melhor lugar para se viver" e do "desenvolvimento com sustentabilidade" continua servindo como cortina de fumaça para ocultar a situação em que vivem milhares de famílias no Estado do Acre.

É tudo muito lamentável e creio que é nossa obrigação juntar nossas vozes às vozes das famílias que residem na Favelinha, para que o poder público se mobilize e faça alguma coisa antes que algo mais grave aconteça.

Gerson Rodrigues de Albuquerque é professor associado do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre

Atualização às 19h20

O presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento, Gildo César, leu o relato e prometeu:

- Vou pessoalmente ver a situação na segunda-feira.

Publicado por ALTINO MACHADO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.