16 de mai. de 2014

O CENTENÁRIO DE J.G. DE ARAÚJO JORGE




ACADEMIA ACREANA DE LETRAS - Dia 20 de maio de 1914, na então Vila Seabra, às 23:30 h, nascia José Guilherme de Araújo Jorge, o filho primogênito do então juiz municipal Salvador Augusto de Araújo Jorge e Zilda Tinoco, aquele natural de Alagoas, esta do Rio de Janeiro. Em comemoração ao centenário de nascimento do poeta, a Academia Acreana de Letras prepara uma série de atividades que envolverão a cidade em que JG nasceu, Tarauacá, e a cidade onde fez os primeiros estudos, a capital, Rio Branco.


Na Academia Acreana de Letras JG é fundador da Cadeira Nº 24, onde ingressou em Assembleia realizada no Rio de Janeiro, e registrada oficialmente em Ata da Assembleia de reorganização do Sodalício realizada em Rio Branco no dia 26 de dezembro de 1943, tendo Olinda Batista Assmar como sucessora atual, e como patrono, o poeta baiano, autor da letra do hino acreano, Francisco Mangabeira.


As homenagens a JG envolverão declamações de poema nos mais variados meios de comunicação, divulgação da obra do poeta ao público acreano, visita às escolas, entre outras atividades, que estão sendo definidas por ambas as comissões (Tarauacá e Rio Branco) organizadoras do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.