18 de ago. de 2014

VIRUS EBOLA PODE ESTAR ENTRANDO NO BRASIL PELAS FRONTEIRAS DO ACRE, ALERTA VEREADOR



“Eles chegam em Assis Brasil em um dia, vêm para Brasiléia, e em um ou dois dias já estão no abrigo em Rio Branco, e dai para o interior do Brasil."
     
O perigoso vírus ebola, que já matou mais de mil pessoas na África ocidental pode estar entrando no Brasil através das fronteiras acreanas.

O alerta foi dado pelo vereador de Epitaciolândia, Carlos Portela (PPS), ainda no mês de abril deste ano, através de um artigo postado em seu blog. Além de vereador, Portela também atua como policial rodoviário federal, função que lhe possibilita acompanhar mais de perto a entrada dos estrangeiros.

Vítima do vírus ebola, um dos mais mortais do mundo/Foto: Divulgação

Esta semana o parlamentar voltou a denunciar que haitianos, nigerianos e outros estrangeiros continuam atravessando as fronteiras sem antes passarem por exames de sangue, o que poderia detectar a presença do vírus mortal.

“Nossa fronteira acreana, corre sim o risco de contrair o vírus do ebola, haja vista que esses africanos continuam entrando no Brasil sem realizarem exames de saúde”, diz alerta.

Veja o artigo de Caros Portela, na íntegra:

No início de Abril, divulguei sobre o risco que está tendo o Brasil, em relação ao Virus Ebola, http://cportela.blogspot.com.br/2014/04/ebola-no-brasil-e-urgente-o-isolamento.html 

Acontece que nem na época e nem depois, foram tomadas providência de prevenção da entrada desenfreada de estrangeiros, principalmente os que vêm da África, onde está a origem do ebola. Ontem, dia 13 de agosto, já tinha vitimado 1.145 na Africa Ocidental, na Nigéria também já chegou o vírus e já aconteceram várias mortes.

O Acre, através de Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia, são portas de entradas dos Haitianos e de outros Africanos, que de 2010 ao inicio de abril de 2014 entraram 18.300 haitianos e que de Abril de 2013 a Abril de 2014 entraram em média 1.500 de origem africana não haitianos, inclusive uns 10 nigerianos.

Nossa fronteira acreana corre sim, o risco de contrair o vírus do ebola, haja vista que esses africanos continuam entrando no Brasil sem realizarem exames de saúde. Atualmente eles chegam em Assis Brasil em um dia, vêm para Brasiléia e em um ou dois dias já estão no abrigo em Rio Branco, e dai para o interior do Brasil. Dos 20.000 estrangeiros que entraram no Brasil através de apoio do governo brasileiro, nem em 2.000 foram realizados exames e desses foi grande o número de casos de HIV, Hepatites, etc.

E o pior de tudo é que não foi divulgado o resultado dos exames e continuam apoiando a entrada desenfreada, principalmente de haitianos em uma atitude que coloca nossa população em riscos. Atualmente chegam em média 40 diariamente, e até estão pensando em melhorar a recepção dos mesmos, inclusive fazendo um abrigo em Assis Brasil. 

Esta semana não foi verificado nenhum tipo de controle na área de saúde para com os mesmos. Inclusive os não haitianos continuam chegando no abrigo em Rio Branco, de forma clandestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.