10 de set. de 2014

O COLOSSAL DINOSSAURO DA PATAGÔNIA


Do CLARIN - Os resultado das escavações, coordenadas por uma equipe de cientistas argentinos e americanos, publicada hoje na revista Scientific Reports, estima ter recuperado 45% dos ossos do titanossaurio, que representam 70% de seu esqueleto.


Reconstrucción artística del "Dreadnoughtus schrani" (el que no le teme a nada). 

Os pesquisadores batizaram o fóssil gigantesco de Dreadnoughtus Schrani, que significa "não tem medo de nada".

Quando viva na Argentina, o Dreadnoughtus tinha 25 metros de altura e pesava cerca de 65 toneladas.

Kenneth Lacovara com a tíbia direita do Dreadnoughtus Schrani | Foto: Kenneth Lacovara | The Guardian

O paleontólogo Kenneth Lacovara, que liderou a equipe científica, disse que o seu peso era equivalente a uma dúzia de elefantes africanos ou sete Tyrannosaurus Rex, o mais famoso dinossauro carnívoro.

O dinossauro chamou a atenção da mídia em 2009, quando os seus restos mortais chegaram na Filadélfia.

O seu  esqueleto é "o mais completo" encontrado até hoje para animais deste porte.

Descoberta do dinossauro: Um osso do úmero direito e um osso da tíbia de um esqueleto do poderoso Dreadnaughtus Schrani na Universidade de Drexel, na Filadélfia | Foto: Jacqueline Larma / AP | The Guardian

Desde então, Lacorvara e equipe realizaram a reconstrução computadorizada tridimensional dos ossos e partes do esqueleto, que foram miniaturizados através de modelos físicos para investigar como o animal se movia.

Os cientistas esperam que os ossos, extraordinariamente bem preservados, possam ajudar a revelar alguns segredos do maior animal que já existiu no planeta. 

As dimensões relativisadas do Dreadnoughtus Shrani, mais pesado do que um Boeing 737, com outras espécies | Foto: The Guardian

O pesquisador Paul Upchurch, da University College London acredita que o Argentinosaurus, o outro gigantesco dinossauro de outra espécie, era ainda maior, mas a integridade do esqueleto torna o Dreadnoughtus mais útil aos estudos científicos.

"Este é de longe o melhor exemplar que temos de todos os animais gigantescos que andaram alguma vez por este planeta", declarou Kenneth Lacovara.

Uma vez estudados, os restos serão devolvidos para a Argentina, onde serão expostos em um museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.