27 de nov. de 2020

AEB realiza segunda edição da Capacitação GLOBE 2020

A capacitação teve como objetivo auxiliar os professores no ensino de ciência e orientar os participantes a utilizarem os recursos científicos e educacionais que são oferecidos pela plataforma do GLOBE


A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou a 2º Capacitação GLOBE de forma on-line, devido a medidas de isolamento impostas para evitar a propagação da Covid-19, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2020, com o tema “Protocolo de Nuvens, Ciências Atmosféricas e o Programa GLOBE”. Nesses três dias, as aulas e palestras foram transmitidas ao vivo, a partir das 17h30, no canal oficial da AEB no YouTube. O treinamento foi voltado para professores dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas ou particulares brasileiras.

Com 100 vagas disponibilizadas gratuitamente, os interessados em participar da capacitação puderam realizar suas inscrições até o dia 13 de novembro, por meio do link divulgado no site da AEB. As capacitações GLOBE são realizadas por profissionais habilitados pelo programa e cumpriram a seguinte programação:

No 1º dia, foram apresentadas as ferramentas e recursos disponíveis no site do GLOBE e suas aplicações, bem como o estudo dos protocolos de atmosfera, contando com a presença do Prof. Dr. Rodrigo Reis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que discursou sobre o tema “Poluição Atmosférica e seus Impactos na Saúde”. Clique AQUI e assista.

No 2º dia, o palestrante convidado foi o Prof. Márcio Eloi, do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que tratou sobre “Mudança Climática e Desenvolvimento Sustentável nas Escolas”. Em seguida, foram feitas apresentações sobre aerossóis, tipos de nuvens e como se usar o GLOBE Observer App para a observação de nuvens. Além disso, foi ensinado como realizar o experimento “Nuvem na Garrafa”, para que os professores fossem capazes de reproduzi-lo com seus alunos. Clique AQUI e assista.

No 3º dia, o professor convidado foi o meteorologista Kleber Ataíde, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que proferiu a palestra “Meteorologia por Satélites: o uso dos produtos de imagens de satélites”. Então, tratou-se dos temas “Observações e Satellite Match, ferramentas e curiosidades”, “Terra como um sistema: Bundle esfera de observações”, e sobre quais possibilidades o GLOBE pode proporcionar à sala de aula. Clique AQUI e assista.

O GLOBE é flexível ao currículo escolar e pode ser adaptado para atender às necessidades individuais das instituições de ensino. O programa permite que os estudantes - sob a orientação de seus professores - desenvolvam habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e aprendizagem independente, promovendo a autonomia no processo de construção de conhecimento dos alunos.

Aos interessados, sugere-se a leitura dos materiais GLOBE em português.

O aplicativo GLOBE Observer, disponível na AppStore e no Google Play, permite a observação de dados ambientais por meio de quatro protocolos: nuvens, mosquito, cobertura do solo e árvores. Seja um cientista cidadão e acompanhe o programa GLOBE no Brasil!

O Programa GLOBE

O Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (GLOBE), da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), completou, em 2020, 25 anos de educação ambiental e ensino de ciência. Presente em mais de 123 países, no Brasil, a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), é a instituição responsável por implementar, nas escolas brasileiras, as atividades educacionais promovidas pelo GLOBE. O Brasil passou integrar o Programa GLOBE após a assinatura de um acordo entre a AEB e a NASA, em 2015, e, no ano seguinte, foi realizado o primeiro workshop seguindo os protocolos do programa. Hoje o GLOBE está presente em mais de 300 escolas de diferentes regiões brasileiras.

As atividades do programa encorajam os interessados a realizar coletas de dados ambientais, seguindo protocolos específicos, e inseri-los em uma plataforma mundial para utilização em pesquisas escolares e científicas. A capacitação dos participantes é realizada por meio de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de preparar os envolvidos na realização de pesquisas científicas, seguindo os protocolos do GLOBE. O programa permite que professores possam inserir as atividades em currículos escolares, incentivando o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas, em colaboração com a comunidade GLOBE. Para mais detalhes sobre o programa, acesse o site www.globe.gov (em inglês).

No Brasil, já foram realizadas 23 capacitações presenciais para mais de 700 pessoas, entre professores, estudantes e cientistas cidadãos. No Brasil, foram realizadas mais de 41 mil observações científicas e mais de 4 mil cadastros na plataforma do GLOBE. Atualmente, o programa conta com o apoio de seis professores bolsistas, espalhados em diferentes regiões do país, fruto de uma parceria entre a AEB e o MCTI, no âmbito do Programa Ciência na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.