24 de nov. de 2020

VÍDEO: F-35A realiza teste em velocidade supersônica de liberação da nova bomba nuclear guiada B61-12

F-35A liberando a bomba nuclear guiada B61-12 de seu compartimento de bombas interno. (Foto: Sandia National Laboratories)

Fernando Valduga - Uma aeronave F-35A da Força Aérea dos Estados Unidos testou recentemente o lançamento de uma bomba nuclear guiada B61-12 simulada, marcando seu primeiro lançamento de um compartimento interno de bombas durante velocidade supersônica.

O teste de liberação no deserto de Nevada completou com sucesso o primeiro de uma série de testes de voo com o mais novo caça a jato da Força Aérea dos EUA.

O teste de voo da B61-12 com o F-35A Lightning II neste verão foi o primeiro no campo de testes Tonopah do Laboratório Nacional Sandia com o caça a jato. Foi também o primeiro de uma série de testes que terminará com demonstrações de sistemas de armas completas.

“Estamos mostrando a maior compatibilidade e versatilidade do B61-12 para a dissuasão nuclear do país, e estamos fazendo isso no mundo do COVID-19”, disse Steven Samuels, gerente da Equipe de Sistemas B61-12 da Sandia.

Em parceria com a Administração de Segurança Nuclear Nacional, o Laboratório Nacional de Los Alamos e a Força Aérea, a Sandia concluiu uma demonstração do sistema de armas completas B61-12 com o jato de combate F-15E Strike Eagle em março e outra em julho com o bombardeiro B-2 Spirit.

Durante o teste de voo de 25 de agosto, um F-35A voando mais rápido do que a velocidade do som liberou uma B61-12 – contendo componentes não nucleares e nucleares simulados – de cerca de 10.500 pés acima da área de teste de Tonopah. A inerte B61-12 atingiu o solo do deserto na área-alvo designada cerca de 42 segundos depois.

“Executamos com sucesso este histórico e primeiro teste de voo do F-35A no Tonopah Test Range dentro dos critérios de entrega especificados”, disse Brian Adkins, gerente de alcance da área de testes.

De acordo com a Sandia, os dados iniciais mostram que todos os sistemas e interfaces entre a bomba recondicionada e o F-35A funcionaram conforme o esperado.

Ao contrário dos caças anteriores, o F-35A carrega a bomba internamente. O recente teste de voo foi a primeira demonstração de um lançamento de uma B61-12 totalmente equipada a partir de um compartimento interno de bombas em um caça e o primeiro lançamento em velocidades de Mach 1 ou mais, disse Samuels.

“Este foi o primeiro teste para exercitar todos os sistemas, incluindo mecânico, elétrico, comunicação e liberação entre o B61-12 e o F-35A”, disse ele.

O F-35A leva a bomba B61 internamente

“O teste mais recente é uma peça crítica no programa F-35A e B61-12”, disse Samuels. “A bordo do caça mais novo, a B61-12 fornece uma peça forte da estratégia geral de dissuasão nuclear para nosso país e nossos aliados.”

Programa de Extensão de Vida B61-12

O teste de compatibilidade é uma parte essencial do Programa de Extensão de Vida B61-12 para recondicionar, reutilizar ou substituir componentes, estender a vida útil da bomba e melhorar sua segurança e eficácia.

Teste anterior de lançamento de uma bomba B61 inerte.

Um programa de extensão de vida permite que cientistas e engenheiros lidem com o envelhecimento dos componentes das armas nucleares. Alguns componentes são requalificados e voltam a ser uma arma sem mudança; outros componentes que envelheceram são remanufaturados usando as especificações originais; e às vezes a tecnologia original não está mais disponível, então a Sandia redesenha essas peças usando tecnologia moderna.

A primeira B61 entrou em serviço há 50 anos e, ao longo das décadas, inúmeras modificações foram feitas para aumentar a segurança e a confiabilidade. A B61-12 consolida e substitui a maioria das variantes anteriores. A Administração Nacional de Segurança Nuclear anunciou recentemente planos para fabricar a primeira B61-12 reformado no ano fiscal de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.