21 de nov. de 2020

USAF gradua última turma de pilotos afegãos no Super Tucano

Fernando Valduga - O 81º Esquadrão de Caça (FS), uma unidade separada geograficamente designada para a 14ª Ala de Treinamento de Voo na Base Aérea de Columbus, Mississippi, formou sua última turma de pilotos estudantes afegãos no A-29 Super Tucano, no dia em 13 de novembro na Base Aérea de Moody.

A turma foi a última turma da Força Aérea Afegã a treinar no 81º FS em um programa que abrangeu cinco anos e formou mais de 30 pilotos estudantes e 70 técnicos de manutenção.

“O 81º realmente construiu este programa a partir do zero – desenvolvendo (táticas, técnicas e procedimentos) e o plano de estudos e, em seguida, oferecendo treinamento de amplo espectro que não apenas produziu pilotos de ataque prontos para o combate, mas também uma mentalidade que impede civis vítimas na medida do possível”, disse Kelli Seybolt, subsecretário adjunto da Força Aérea dos EUA para Assuntos Internacionais. “Este grupo foi uma das turmas mais fortes que tivemos neste programa, o que é uma forma adequada de concluí-lo.”

A classe de pilotos afegãos executou um programa de 13 meses em menos de um ano, concluindo um curso que incluía treinamento de visão noturna, voo de baixo nível e emprego de munições guiadas com precisão.

“Eles tiraram um ano de suas vidas – longe de suas famílias e colegas – e o dedicaram ao sucesso futuro da Força Aérea Afegã”, disse Seybolt. “Agora, graças a essa dedicação, eles são totalmente capazes de executar operações de forma independente ou em apoio às forças terrestres em qualquer lugar do Afeganistão.”

De acordo com Seybolt, o sucesso desta classe – e do programa A-29 – é um reflexo direto do treinamento e apoio fornecido pelos conselheiros e instrutores da Força Aérea dos EUA e do Brasil no 81º FS.

“O 81º (FS) estabeleceu o tipo de forte relacionamento com seus colegas que é a chave para um bom aconselhamento aéreo”, disse Seybolt. “Trabalhar com nossos parceiros internacionais traz muitos benefícios além do treinamento – aprendemos a cultura e os costumes de outras nações e somos capazes de construir relacionamentos. E são exatamente essas relações de aviador para aviador … que nos permitem voar, lutar e vencer juntos.”

Para a Força Aérea Afegã, serão os instrutores afegãos que liderarão a próxima fase do programa A-29 durante a transição para seu país de origem.

“Para aqueles que defenderão os céus do Afeganistão, ofereço meus parabéns”, disse Seybolt. “Seu serviço abnegado e dedicação ao dever trazem grande crédito para vocês, suas famílias, sua Força Aérea e seu país.

“Hoje é o início de um novo capítulo em nossa parceria e estamos comprometidos com o apoio contínuo a este programa a fim de fortalecer as capacidades independentes do Afeganistão e alcançar a paz sustentada.”

Alunos pilotos da Força Aérea Afegã designados para o 81º Esquadrão de Caça assistem a uma cerimônia de formatura em 13 de novembro de 2020, na Base Aérea de Moody, Geórgia. (Foto: U.S. Air Force / Senior Airman Taryn Butler)

“A missão deles não é fácil”, disse H.E. Roya Rahmani, embaixadora do Afeganistão nos Estados Unidos. “Eles estão cientes dos desafios e responsabilidades que isso acarreta, mas também sabem que não é apenas importante, mas crucial, para a segurança futura do nosso país.

“A graduação desses pilotos significa que eles estão colocando novos aviões no ar para defender a liberdade, a democracia e a paz. Quando esses pilotos levantam voo, é o nosso espírito que voa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.