26 de nov. de 2020

دولة الإمارات العربية المتحدة, Dawlat al-Imārāt al-‘Arabīyah al-Muttaḥidah - Brazilian Defense Day abre oportunidades dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para empresas da BIDS

A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) prossegue com as atividades relativas ao Brazilian Defense Day, evento organizado pela entidade brasileira para promover maior aproximação entre os mercados de defesa e segurança do Brasil e do exterior. Na manhã desta terça-feira (24) o evento teve como tema a integração com os Emirados Árabes Unidos.

O Brazilian Defense Day – UAE representa uma aproximação entre os governos, associações e empresas de Defesa e Segurança do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos. Essa relação se intensificou após a visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro ao país árabe, em outubro do ano passado. Na ocasião, foram assinados acordos e memorandos de entendimento em diversas áreas, incluindo o de cooperação estratégica para expansão da capacidade produtiva do setor de defesa, parceria para desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de Defesa. Esse documento abre várias perspectivas de atuação para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança) no país.

Durante o evento, a ABIMDE foi representada pelo seu presidente, Dr. Roberto Gallo, que falou do papel da entidade no estreitamento de relações entre as indústrias de defesa do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos. “O Brazilian Defense Day é um evento muito especial para nós. A junção das capacidades soberanas garante soberania e paz para nossos países”.

Gallo apontou ainda que o Brasil tem buscado parcerias com diversos países. “Essas relações podem se basear seja em fornecimento tradicional, seja em investimentos diretos ou, melhor ainda, no desenvolvimento de projetos. O encadeamento de cadeias logísticas globais é uma meta do Estado brasileiro e da indústria, que enxergam valor nesse tipo de ação”.

No encontro, a ABIMDE anunciou a participação de empresas associadas na IDEX 2021, evento do setor que acontecerá em Abu Dhabi, num pavilhão Brasil, organizado pela ABIMDE com apoio da APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e convidou os parceiros dos Emirados Árabes Unidos para participar da 6ª mostra BID Brasil, que acontece de 17 a 19 de agosto de 2021.

O encontro contou com apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), Apex-Brasil e dos Ministérios da Defesa (MD) e das Relações Exteriores (MRE). Também estiveram no evento parceiros como a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos).

O Brazilian Defense Day – UAE contou ainda com a participação do embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Al Suwaidi e do subsecretário assistente para Indústrias do Ministério da Defesa, Major General Pilot Ishaq Saleh, além de representantes de empresas que atuam no país árabe.

Durante o webinar, os representantes dos dois países reforçaram a importância da parceria rumo ao crescimento econômico e soberania. “O Brazilian Defense Day é uma iniciativa inovadora, que abre diversas oportunidades para as empresas brasileiras. E o interesse demonstrado pelos participantes dos Emirados Árabes Unidos reforça isso”, explica Paulo Albuquerque, diretor de projetos e Relações Internacionais da ABIMDE.

Sinergia

O embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Igreja, destacou a parceria entre os dois países,  estabelecida entre o presidente Bolsonaro e Sua Alteza Xeque Mohammed bin Zayed Al Nahyan. “A área de defesa, evidentemente, é um desses setores onde essa relação precisa ser continuamente aprofundada. O Brasil vê os Emirados Árabes Unidos como um dos maiores parceiros, não só comercialmente, mas também politicamente”.

O Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Dr. Marcos Degaut, frisou o “momento altamente positivo” das relações entre os dois países e elogiou o Brazilian Defense Day. “Esse encontro fortalece ainda mais os laços entre as nossas nações”. Ele ponderou que as possibilidades surgidas do encontro vão “além de compra e venda” e inclui o desenvolvimento de projetos em comum. “Estamos falando de aumentar conjuntamente nosso grau de autonomia tecnológica, trazendo benefícios concretos para as forças armadas dos dois países”.

A mesma linha foi adotada pelo Secretário Thiago Carneiro, chefe da Divisão de Produtos de Defesa (Diprod) do Ministério das Relações Exteriores. “Nosso objetivo é aprofundar as relações de cooperação e amizade entre os dois países, que foram criadas em 1974. Aqui, vamos dar concretude ao que foi colocado pelas nossas autoridades”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.