17 de mai. de 2021

Presidente da Agência Espacial Brasileira integra comitiva do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em visita ao Espaçoporto de Alcântara

Missão organizada pela Aeronáutica contou com a participação do ministro Marcos Pontes, de parlamentares e de representantes dos ministérios da Educação, Turismo e Agricultura, Pecuária e Abastecimento

O Espaçoporto de Alcântara, no Maranhão, vinculado à Aeronáutica, recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e do presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura. Essas e outras autoridades, acompanhados de parlamentares e representantes de diversos ministérios, tiveram como anfitrião o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior.

Durante a estada em Alcântara, foi possível conhecer instalações do espaçoporto brasileiro, como, por exemplo, o centro de controle de missão, a casamata e alguns sítios de lançamento de foguetes - infraestrutura que será utilizada nas operações decorrentes do Primeiro Chamamento Público, realizado em 2020. Os primeiros lançamentos não governamentais poderão ocorrer já no primeiro semestre de 2022.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Carlos Moura, “o trabalho em conjunto entre as instituições que integram o Programa Espacial Brasileiro é de extrema relevância para o sucesso das operações de lançamento no Brasil”. Ele também destacou que “os benefícios gerados pela utilização do Espaçoporto de Alcântara, junto ao setor privado, favorecerão o desenvolvimento integrado da região”. A localização privilegiada de Alcântara, somada à infraestrutura já existente no Centro de Lançamento operado pela Aeronáutica, oferece vantagens competitivas em relação a outros locais no mundo.

Foto: Vice-Presidência da República

Em sua rápida preleção, o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, destacou que, da mesma forma como o setor aeronáutico brasileiro venceu enormes gargalos que o distanciavam dos líderes mundiais, na década de 60, o Brasil tem condições de fomentar, na região de Alcântara, um novo polo de desenvolvimento, podendo nos alçar a uma posição de protagonismo no mercado espacial.

De acordo com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), os representantes do Ministério do Turismo (MTur) estiveram em Alcântara para estruturar futuros projetos de desenvolvimento turístico. A ideia é promover visitas guiadas, produtos locais e fortalecer a infraestrutura hoteleira da região.

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviaram representantes para avaliar políticas públicas que possam ser desenvolvidas nas comunidades locais, com foco no desenvolvimento regional. Esse trabalho decorre da atuação da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), presidida pelo MCTI e coordenada pela Agência Espacial Brasileira, com participação da Aeronáutica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.