Tripulação em terra ficou ferida pela explosão do motor do foguete do assento
O Su-30SM da aviação naval da Frota Russa do Mar Negro, que no dia 18, estando no solo do campo de aviação da cidade ocupada de Saki, ejetou os dois pilotos. (Foto: Alexander Kovalenko) |
No dia 18 de maio de 2021, dois pilotos ejetaram de um caça a jato SU-30SM quando ele estava no solo, no campo de aviação militar Saki, na Crimeia.
Ambos os membros da tripulação sobreviveram ao incidente, disse uma fonte militar à TASS. Um membro de apoio no solo ficou ferido com os foguetes do assento ejetável, quando a aeronave ainda estava sendo preparada para o voo.
“Na sexta-feira às 18h50, dois pilotos ejetaram de um Su-30SM no campo de aviação Saki na Crimeia durante os preparativos para a decolagem. Ambos os pilotos estão vivos. Um técnico do jato recebeu queimaduras”, disse a fonte.
O avião não teve danos maiores. Os militares acidentados receberam atendimento médico e após a recuperação passarão a exercer suas funções de serviço militar.
De acordo com a Scramble Magazine, ambos os membros da tripulação escaparam com ferimentos leves ao serem ejetados do Su-30SM “37 Azul” e número de registro RF-93825. Anexado à unidade do Regimento 43 da Aviação Naval.
O Su-30, considerado o principal caça da Força Aérea e Espacial Russa (RuASF), pode ser armado com uma grande variedade de armas ar-ar e ar-superfície e está sujeito a atualizações graduais.
Desenvolvido pelo JSC Sukhoi Design Bureau para a Rússia, o Su-30SM é um derivado avançado do Su-30MK. A aeronave foi projetada de acordo com os requisitos da Força Aérea Russa e está sendo fabricada pela Irkut. O primeiro Su-30SM realizou seu voo inaugural em setembro de 2012.
Também em 18 de maio de 2021, dois pilotos de serviço ativo da Força Aérea dos EUA (USAF) ejetaram de uma aeronave F-15QA no aeroporto MidAmerica perto de St. Louis depois que o jato saiu da pista. Embora a USAF não tenha revelado por que os pilotos ejetaram, a USAF disse que ambos os pilotos sofreram ferimentos leves.
A causa do acidente está sob investigação, mas a USAF não aterrou seus próprios dois jatos F-15EX, que são baseados no F-15QA, nem emitiu um aterramento de segurança no F-15QA ou aeronave semelhante.
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