24 de mai. de 2021

Jornal Chinês pede ao governo que planeje ataques com mísseis contra Austrália

O pedido surgiu após o Partido Comunista Chinês “suspender indefinidamente” as negociações econômicas de alto nível com a Austrália

Submarino chinês lança um míssil em um exercício de bloqueio offshore durante a terceira fase do exercício militar conjunto sino-russo "Missão de Paz 2005", realizado em 23 de agosto de 2005 perto da Península de Shandong, na China (China Photos / Getty Images)

O jornal de propaganda do Partido Comunista Chinês (PCC), The Global Times, pediu ao governo Chinês que planeje ataques com mísseis contra a Austrália, caso ela venha se juntar aos Estados Unidos para apoiar Taiwan contra um ataque Chinês.

O pedido foi publicado como um artigo de opinião do editor-chefe do The Global Times, Hu Xijin, e surgiu após o PCC “suspender indefinidamente” as negociações econômicas de alto nível com a Austrália, no último dia 6 de maio.

“Visto que os falcões australianos continuam exagerando ou insinuando que a Austrália ajudará os militares dos EUA e participará da guerra assim que um conflito militar estourar no Estreito de Taiwan, os meios de comunicação australianos têm promovido ativamente esse sentimento”, escreveu Hu.

“Sugiro que a China faça um plano para impor uma punição retaliatória contra a Austrália, uma vez que interfere militarmente na situação através do Estreito. O plano deve incluir ataques de longo alcance às instalações militares e instalações importantes em solo australiano se realmente enviar suas tropas para as áreas offshore da China e combates contra o Exército de Libertação do Povo. A China tem uma forte capacidade de produção, incluindo a produção de mísseis de longo alcance adicionais com ogivas convencionais que visam objetivos militares na Austrália quando a situação se torna altamente tensa”, enfatizou o editor-chefe.

Seus comentários foram feitos depois que a Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional suspendeu o Diálogo Econômico Estratégico China-Austrália, que se seguiu depois que a Ministra das Relações Exteriores, Marise Payne, encerrou o acordo da iniciativa ‘Um Cinturão, Uma Rota” assinado entre a comissão chinesa e o premier australiano, vitoriano Daniel Andrews, dizendo que eram “inconsistentes com política estrangeira.”

Especialistas, no entanto, argumentam que o cancelamento do Diálogo Econômico Estratégico terá pouco efeito na Austrália, especialmente porque as negociações entre os ministros e seus homólogos chineses foram congeladas desde abril de 2020. Além disso, os exportadores australianos já estão ocupados se afastando do mercado da China para evitar maior exposição à coerção econômica de Pequim.

Enquanto isso, no mês passado, o secretário de Assuntos Internos da Austrália, Mike Pezzullo, emitiu um severo alerta para o país ser forte e preparado, dizendo que os “tambores da guerra” estavam batendo na região.

“Hoje, as nações livres ainda enfrentam este doloroso desafio. Em um mundo de tensão e pavor perpétuos, os tambores da guerra batiam – às vezes fracamente e distantemente, e outras vezes mais alto e cada vez mais perto ”, escreveu ele em um artigo.

Joseph Siracusa, professor adjunto de história da diplomacia internacional da Curtin University, classificou o Global Times como uma “ameaça de violência física” contra a Austrália e disse que o governo federal deve exigir um pedido de desculpas ou potencialmente expulsar o embaixador chinês.

“Isso não foi escrito por alguém em alguma torre de marfim, ou algum grande edifício de vidro em Pequim. Foi escrito por alguém no local, e então eles passaram o rascunho para eles, e então eles obtiveram a aprovação ”, disse ele ao Epoch Times, observando que o The Global Times não era um mero jornal com editores desonestos, mas um representante da liderança do PCC.

“O governo australiano deveria exigir ou chamar o embaixador chinês ao gabinete do ministro das Relações Exteriores para explicar. Então eu pediria a ele para repudiar. E se ele não o fizer, darei a ele 48 horas para deixar o país ”, disse ele, referindo-se a movimentos do governo tcheco que no mês passado despejou vários funcionários da embaixada russa .

“Não vamos fechar a Embaixada, o que vamos fazer é expulsar o embaixador do país. Acho que ele é o cara que tem orquestrado a campanha de ódio contra a Austrália. Sem dúvida em minha mente. ”

O embaixador chinês Cheng Jingye tem estado na vanguarda da diplomacia do “guerreiro-lobo” de Pequim contra a Austrália e fez as ameaças iniciais de retaliação em 2020 em resposta aos apelos do governo para uma investigação sobre as origens do COVID-19.

Com informações do site The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.