19 de mai. de 2021

EUA aprova venda de helicópteros de ataque T129 turcos para as Filipinas

Fernando Valduga  - Os Estados Unidos deram luz verde à Turquia para vender o helicóptero de ataque T129 ATAK às Filipinas, informou a mídia turca na terça-feira.

A Turquia exigiu a aprovação dos EUA, pois o helicóptero desenvolvido localmente usa o motor turboeixo T800 fabricado pela LHTEC, uma joint venture entre a Rolls-Royce e a Honeywell.

O Pentágono já assinou a venda de um total de seis helicópteros de ataque, disse o jornal turco Daily Sabah, citando Serdar Demir, diretor de marketing e comunicações da Turkish Aerospace Industries (TAI).


A venda do helicóptero de ataque pela Turquia às Filipinas está em andamento desde pelo menos 2018, quando o ministro da Defesa do país, Delfin Lorenzana, anunciou a compra de seis unidades. Um memorando de entendimento também foi assinado logo após o anúncio, porém a venda ainda não se concretizou devido às licenças de exportação.

É importante notar que a TAI também aguarda a aprovação dos EUA para vender o mesmo helicóptero ao Paquistão. Espera-se que esse negócio inclua 30 exemplares.

Até agora, a empresa entregou mais de 60 dos helicópteros às Forças Armadas turcas e ao Comando Geral da Gendarmaria, um ramo das forças armadas que assume funções de policiamento para garantir a segurança interna e a integridade das fronteiras.

No final de 2019, a TAI testou o FAZ-2, uma versão modernizada do helicóptero ATAK equipado com um receptor de alerta a laser e outros sistemas eletrônicos de guerra.

Entregue em cooperação com a AgustaWestland, o helicóptero está equipado com uma torre de canhão de 20 mm com capacidade de 500 tiros e lançadores de foguetes de 70 mm com capacidade para transportar 76 foguetes. Para missões polivalentes, pode transportar 16 mísseis ar-terra guiados por laser CIRIT de 70 mm, 8 mísseis antitanque UMTAS de longo alcance e 8 mísseis ar-ar STINGER.

A Turkish Aerospace Industries também foi contratada para iniciar o desenvolvimento de um projeto de helicóptero de ataque de classe pesada ATAK-2 totalmente nativo que teria o dobro do peso de decolagem do helicóptero atual. Espera-se que o projeto alcance o primeiro voo em 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.