A Turquia exigiu a aprovação dos EUA, pois o helicóptero desenvolvido localmente usa o motor turboeixo T800 fabricado pela LHTEC, uma joint venture entre a Rolls-Royce e a Honeywell.
O Pentágono já assinou a venda de um total de seis helicópteros de ataque, disse o jornal turco Daily Sabah, citando Serdar Demir, diretor de marketing e comunicações da Turkish Aerospace Industries (TAI).
É importante notar que a TAI também aguarda a aprovação dos EUA para vender o mesmo helicóptero ao Paquistão. Espera-se que esse negócio inclua 30 exemplares.
Até agora, a empresa entregou mais de 60 dos helicópteros às Forças Armadas turcas e ao Comando Geral da Gendarmaria, um ramo das forças armadas que assume funções de policiamento para garantir a segurança interna e a integridade das fronteiras.
No final de 2019, a TAI testou o FAZ-2, uma versão modernizada do helicóptero ATAK equipado com um receptor de alerta a laser e outros sistemas eletrônicos de guerra.
Entregue em cooperação com a AgustaWestland, o helicóptero está equipado com uma torre de canhão de 20 mm com capacidade de 500 tiros e lançadores de foguetes de 70 mm com capacidade para transportar 76 foguetes. Para missões polivalentes, pode transportar 16 mísseis ar-terra guiados por laser CIRIT de 70 mm, 8 mísseis antitanque UMTAS de longo alcance e 8 mísseis ar-ar STINGER.
A Turkish Aerospace Industries também foi contratada para iniciar o desenvolvimento de um projeto de helicóptero de ataque de classe pesada ATAK-2 totalmente nativo que teria o dobro do peso de decolagem do helicóptero atual. Espera-se que o projeto alcance o primeiro voo em 2024.
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