É também uma das maiores exportadoras do país. Em 2020, registrou US$ 2 bilhões em exportações. Entre os setores e cadeias produtivas estão empresas automobilísticas, química e farmacêutica e óleo e energia. Mas a cidade é referência quando o assunto é o setor aeroespacial e defesa.
E é nesse cenário que o Grupo Mac Jee, constituído por Mac Jee Defesa, Mac Jee Tecnologia e Equipaer, empresas inovadoras, tecnológicas e 100% brasileiras, investiu recentemente mais de R$ 100 milhões para a ampliação de duas fábricas na região.
Em São José dos Campos a empresa possui mais de 5 mil m² de área fabril. Localizada em um ponto estratégico, à margem da Rodovia Carvalho Pinto, a fábrica conta com toda a estrutura para a produção de materiais inertes. A empresa agora se prepara para a ampliação da sua maior unidade fabril em Paraibuna, com a expectativa de gerar mais 200 postos de trabalho.
A fábrica ativa possui, aproximadamente, 2.600.000 m² e será responsável pela produção de materiais energéticos, carregamento de munições aéreas, logística, entre outros processos.
De acordo com a CEO do Grupo Mac Jee, Alessandra Stefani, a escolha pela região do Vale do Paraíba é estratégica. “São José dos Campos é mundialmente conhecida pela concentração de empresas e pessoas com expertise nas áreas de tecnologia e defesa. Queremos ampliar este polo de grande conhecimento e continuar contribuindo para autonomia tecnológica do país”.
A CEO destacou ainda que o objetivo da empresa é ser autossuficiente. “Nosso time de engenharia e operações busca diariamente por novas tecnologias e soluções. Assim, garantimos que todos os ciclos produtivos da empresa sejam desenvolvidos internamente, entregando produtos e serviços exclusivos, com diferenciais importantes no mercado e sem o envolvimento de outros países.”
A executiva ressalta ainda que o Grupo está aberto para parcerias com outras empresas. “Queremos trabalhar em conjunto com empresas da região, fortalecendo cada vez mais esse polo tecnológico tão importante para o desenvolvimento do Brasil”.
Desenvolvimento
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho, afirma que a cidade faz todo esforço e coloca “tapete vermelho” para atrair essas empresas. “Temos uma concentração de empresas de defesa e espaço. Para isso foi realizada uma revisão da Lei de Incentivos Fiscais para incluir essa nova cadeia estratégica, que é a defesa”.
Segundo o secretário existe muita vitalidade no setor de defesa e as empresas estão em franca contratação, como é o caso da Mac Jee. “Essas empresas estão investindo e contratando, porque estão trabalhando em contratos futuros, além dos já em andamento. E são contratos robustos. Vejo um cenário bastante positivo”.
Excelência
O GrupoMac Jee tem passado por vários processos de qualificação. A empresa criou um Sistema de Gestão da Qualidade, mapeando todos os seus macroprocessos e interações, definindo responsabilidades e criando uma gestão clara de todos os passos da cadeia produtiva, garantindo a certificação ISO 9001.
A certificação AS9100D:2016 a qual confere um sistema de gestão de qualidade amplamente adotado pela indústria aeroespacial também foi conquistada pela empresa. Além de incorporar plenamente a ISO9001, assegura o alinhamento com a estratégia IAQG- International Aerospace QualityGroup
Agora a empresa deseja continuar com processo de certificação em outras normas importantes como a ISO 14001, de Meio Ambiente, reafirmando o compromisso com soluções sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.