17 de jun. de 2021

Ciência é Tudo apresenta o projeto Constelação Catarina

O programa, apresentado pela TV Brasil, teve a participação da AEB

A TV Brasil lançou no último sábado, 12 de junho, o mais novo programa da série Ciência é Tudo, seu programa temático sobre iniciativas científicas pelo Brasil. Esta edição fala sobre a Constelação Catarina, projeto desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), em parceria com instituições do Estado de Santa Catarina. 

Publicada no Diário Oficial da União, de 10 de maio de 2021, pela Portaria nº 590, que cria o Programa Constelação Catarina, a iniciativa prevê o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento de uma “constelação de satélites”, que tem como objetivos principais atuar no setor de defesa civil e levar melhorias à agricultura de precisão. Outro benefício importante é demonstrar a viabilidade de um novo modelo de investimentos no setor espacial, que possa trazer recursos de diferentes setores, com foco no atendimento de demandas qualificadas.

Inicialmente, o projeto deve atender ao Estado de Santa Catarina, principalmente no controle de desastres naturais, mas nada impede que seu uso se estenda por todo o país. “Nós vamos ter vários satélites em órbita baixa, que passam várias vezes ao dia pelo território nacional. Isso permite atender todo nosso território. É um projeto muito versátil”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura.

O diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Trein, que também participou do programa, deixou as possibilidades do programa nacionalmente bastante claras. “Os dados que nós obtivermos serão do país inteiro. Os satélites serão produzidos inicialmente no Estado de Santa Catarina, mas a ideia é que forneça o serviço para o país todo. Inicialmente nas agendas de defesa civil, mas também para agronegócio, setor energético e uma série de demandas qualificadas que estão surgindo”, disse.

Este ano já começa a produção de 3 satélites. Os recursos virão de diferentes setores da sociedade. “A Constelação Catarina surgiu quando houve, no nosso estado, o ciclone bomba que afetou muitas das nossas cidades. Eu levei para a Agência Espacial Brasileira o problema e nós fomos em busca de uma solução”, disse o deputado federal Daniel Freitas, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista do Programa Espacial Brasileiro.  Deputados da bancada de Santa Catarina levantaram os recursos para o começo do projeto. “Com estes recursos, nós conseguimos iniciar o projeto. Ele nasce para melhorar as condições de previsibilidade das questões meteorológicas”, finalizou Daniel.

Assista abaixo ao programa na íntegra .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.