21 de jun. de 2021

Força Aérea Egípcia teria já confirmado 17 caças Su-35

De acordo com informações recentes, o Egito teria até o momento 17 caças Su-35S confirmados. Um novo lote estaria pronto e aguardando na Rússia para entrega

Fernando Valduga  - De acordo com um tweet de Mahmoud Gamal, escritor sobre assuntos militares no Egito, doze jatos Su-35s estão atualmente na Rússia, sendo preparados para entrega no Egito em breve, enquanto os cinco primeiros Su-35s já foram entregues no ano passado para a Força Aérea Egípcia. A Rússia também deve fabricar cerca de 10 Su-35s para o Egito este ano.

Vice-primeiro-ministro do país, Yuri Borisov, durante sua visita
à Planta de Aviação Gagarin, em Komsomolsk-on- Amur,
no dia 16 de junho

Na semana passada, a fabricante russa Sukhoi informou que entregaria 11 jatos Su-35 para clientes de exportação e 4 aeronaves Su-57 stealth para o Ministério da Defesa da Rússia. A informação foi dada pelo vice-primeiro-ministro do país, Yuri Borisov, durante sua visita à Planta de Aviação Gagarin, em Komsomolsk-on- Amur, no dia 16 de junho.

“Este ano, 15 aviões de combate serão entregues pela Planta de Aviação Gagarin ao cliente (doméstico) e sob contratos de exportação. Sob um grande contrato de longo prazo, quatro aviões Su-57 produzidos em série serão entregues este ano. A produção de aviões Su-35 de geração 4+ continua”, disse o vice-premier em comentários citados pela TASS em uma interação com a mídia na fábrica.

Assim, tirando os quatro Su-57s, os 11 dos 15 caças restantes (a serem entregues este ano) deverão ser Su-35s, já que a fábrica atualmente fabrica apenas esses dois tipos. Ela também fabrica os jatos Su-34 de dois lugares, mas concluiu um contrato de fabricação de longo prazo para esses jatos em dezembro de 2020, sem novos pedidos atualmente.

A Rússia atualmente tem um contrato de exportação com o Egito para jatos Su-35, dos quais 5 foram confirmados como entregues em 2020. No entanto, o número de aeronaves sob o contrato nem o preço é oficialmente conhecido.

Ultimamente, o estabelecimento militar russo tem sido cauteloso em anunciar contratos militares – especialmente itens caros, como caças, grandes navios de guerra e sistemas antimísseis, devido ao medo de atrair sanções americanas.

Em fevereiro passado, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, falou com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, por telefone. Entre outras coisas, ele disse ao ministro que os EUA estão analisando de perto os planos egípcios de comprar Su-35s por cerca de US$ 2 bilhões. Quase dois anos atrás, os EUA ameaçaram com sanções sob o CAATSA se adquirir os jatos. Apesar da oposição americana ao acordo, Cairo concordou com a Rússia em obter 26 caças Sukhoi Su-35 em vários lotes.

O Sukhoi Su-35 Flanker-E é a designação de dois derivados aprimorados do caça de defesa aérea Su-27. São aeronaves bimotoras projetadas pelo Sukhoi Design Bureau e construídas pela fábrica de aeronaves Komsomolsk-on-Amur. O tipo foi originalmente desenvolvido pela União Soviética a partir do Su-27 e era conhecido como Su-27M. Ele incorporou canards e um radar multifuncional, dando-lhe recursos multifuncionais. O primeiro protótipo fez seu voo inaugural em junho de 1988. Após a dissolução da União Soviética, a Sukhoi o redesignou como Su-35 para atrair pedidos de exportação. Quatorze aeronaves foram produzidas e usadas para testes e demonstrações; um exemplar tinha motores com vetoração de empuxo e foi, por sua vez, redesignado Su-37. Um único treinador de dois lugares Su-35UB também foi construído no final dos anos 1990 que se assemelhava à família Su-30MK.

Embora tenha sido projetado para exportação, a Força Aérea Russa se tornou o cliente de lançamento em 2009, com a versão de produção designada Su-35S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.