16 de jun. de 2021

Força Aérea do Turcomenistão receberá mais três A-29B Super Tucanos

Força Aérea do Turcomenistão receberá mais três aeronaves de ataque leve Embraer A 29B Super Tucanos.
(Foto: via Scramble Magazine)

Fernando Valduga  - No dia 14 de junho de 2021, as próximas três aeronaves de ataque leve Embraer A-29B Super Tucano para a Força Aérea do Turcomenistão foram vistas em São José dos Campos, Brasil.

As três novas aeronaves iniciaram seu voo de entrega. As aeronaves têm as marcas e matrículas colados, mas estão registrados PT-ZHN (c/n 314000272), PT-ZHK (c/n 314000273) e PT-ZHO (c/n 314000274). Suas futuras matrículas provavelmente serão 03 Azul, 04 Azul e 05 Azul, respectivamente. Em 6 de junho de 2021, o voo de entrega dos dois primeiros Super Tucanos para o Turcomenistão foi registrado em Malta. O número de aeronaves encomendadas ainda não foi confirmado, mas provavelmente serão cinco, de acordo com a revista Scramble.

De acordo com as informações, eles voarão na seguinte rota: São José dos Campos, SP, Brasil (SJK) – Recife / Guararapes-Gilberto Freyre, PE, Brasil (REC) – Aeroporto Carlos Wilson, Brasil (Fernando de Noronha) – Amilcar Cabral, Ilha do Sal, Cabo Verde (SID) – Gran Canaria, Ilhas Canárias, Espanha (LPA) – Alverca, Portugal (AVR) – Luqa, Malta (MLA) – Samsun / Carsamba, Turquia (SZF).

O Embraer EMB-314 Super Tucano, também denominado ALX ou A-29, é uma aeronave turboélice de ataque leve brasileira projetada e construída pela Embraer como um desenvolvimento do Embraer EMB-312 Tucano. O A-29 Super Tucano carrega uma ampla variedade de armas, incluindo munições guiadas com precisão, e foi projetado para ser um sistema de baixo custo operado em ambientes de baixa ameaça. Além da fabricação no Brasil, a Embraer montou uma linha de produção nos Estados Unidos em conjunto com a Sierra Nevada Corporation para a fabricação de A-29s para clientes de exportação.

Ele é movido por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-68C mais potente de 1.600 shp (1.200 kW) (em comparação com o motor de 750 shp (560 kW) do EMB-312); tem uma fuselagem reforçada para sustentar cargas g mais altas e aumentar a vida útil à fadiga para 8.000-12.000 horas em ambientes operacionais além de um trem de pouso reforçado para suportar maiores pesos de decolagem e cargas de armazenamento mais pesadas, até 1.550 quilos (3.420 lb).

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