Os novos blindados recebidos estão inseridos no contexto do Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena do Exército Brasileiro (OCOP), dentro do Subprograma Sistema de Artilharia de Campanha. A chegada das primeiras quatro peças M109 modelo A5 representa um avanço para a artilharia brasileira, bem como para o 29° GAC AP, conhecido como Grupo Humaitá.
O primeiro lote dos M109 A5, referente à 1ª Bateria de Obuses foi revitalizado no Parque Regional de Manutenção/5 e adentrou os muros do Forte Humaitá após percorrer uma grande distância desde a cidade de Curitiba. O segundo lote, referente à 2ª Bateria de Obuses, está previsto para chegar no início do segundo semestre de 2021, oriundo do Parque Regional de Manutenção/3, localizado na cidade de Santa Maria (RS).
Ampliando o poder de combate da Força Terrestre, o novo blindado, de origem americana, tem um alcance próximo de 30 km, com munição especial superior ao antigo carro, o M109 modelo A3, que conseguia abater um alvo a 18 km.
O novo carro de combate, acrescido de um futuro kit de modernização, reduzirá em mais de 80% o tempo entre o recebimento da missão e o disparo em relação ao modelo anterior. Dessa maneira, o 29° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado deu um grande passo para a sua modernização. Com a chegada do blindado, o 29° GAC AP, que agora é considerado uma unidade de emprego estratégico, moderniza suas linhas de fogo, evoluindo nos aspectos de rapidez, precisão e alcance.
Crédito: Cb Alves, Sd Sousa e Sd Copetti
Fonte: 29° GAC AP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.