18 de jun. de 2021

Marinha do Brasil e Polícia Federal interceptam veleiro carregado com haxixe

Operação interagências resultou na apreensão de droga e na prisão dos dois tripulantes da embarcação

Guilherme Wiltgen - A Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) informam que, em coordenação com autoridades estrangeiras, interceptaram na noite desta quarta-feira (16), um veleiro carregado com haxixe, droga elaborada a partir da planta da maconha.

A operação é decorrente da troca de informações entre as agências, a PF e o Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), da MB, com a identificação do transporte de haxixe em um veleiro que teria partido do continente europeu.

As ações envolveram material e pessoal da MB e da PF, com o emprego de Navio-Patrulha, que realizou a interceptação e apresamento da embarcação a cerca de 360 quilômetros da costa de Recife (PE).

No interior da embarcação, foram presos dois tripulantes do veleiro, que serão conduzidos para a Superintendência da PF, em Pernambuco, para os procedimentos de Polícia Judiciária.

A quantidade de droga ainda será contabilizada pela Polícia Federal. A atuação conjunta entre a MB e as Agências Federais tem sido intensificada no intuito de assegurar a proteção ao meio ambiente e a segurança nas fronteiras marítimas, em especial na repressão a crimes transnacionais como o tráfico internacional de drogas.

O evento realça a importância de implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos, em águas jurisdicionais brasileiras, na Plataforma Continental brasileira e no alto mar, respeitados os tratados, convenções e atos internacionais ratificados pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.