Isso é um marco importante no programa Gripen brasileiro. Os engenheiros dos dois países trabalharam juntos perfeitamente, com ligações semanais para acompanhar o progresso até chegar a esse estágio. Todo o processo de integração será realizado na Rede de Design e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizada nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo.
Um pouco sobre os sistemas de navegação – o VOR usa transmissões de rádio entre um transmissor terrestre e um instrumento na aeronave para medir o curso de uma aeronave. Já o TACAN / DME serve para medir a distância e o curso da aeronave até um transmissor terrestre ou aéreo. O TACAN / DME é um recurso exclusivo do Gripen F-39 da Força Aérea Brasileira.
Como parte do pacote de transferência de tecnologia da Suécia e da Saab, engenheiros e técnicos brasileiros têm trabalhado em estreita colaboração com seus colegas da Saab há mais de cinco anos. Eles foram enviados à Suécia para participar de vários pacotes de trabalho que incluem treinamento, compreensão de como o Gripen funciona, seus vários sistemas, softwares, aviônicos, armas etc. Depois de completar o treinamento na Suécia, eles voltam ao Brasil e trabalham com seus colegas na GDDN para desenvolver sistemas Gripen em áreas como sistemas veiculares, engenharia aeronáutica, projeto de fuselagem, instalação de sistemas, integração de sistemas, aviônica, interface homem-máquina e comunicações.
“Os engenheiros brasileiros da Embraer têm experiência avançada no desenvolvimento de software que é crítico para o voo e segurança. Compartilhamos informações sobre a operação do dispositivo com eles, para que pudessem desenvolver o conceito e testá-lo no S-Rig, o primeiro simulador de desenvolvimento do Gripen fora de Linköping. Em seguida, tivemos uma reunião para avaliar se a obra está de acordo com os requisitos operacionais. A experiência dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento de softwares críticos para a segurança é uma grande vantagem, pois é difícil encontrar engenheiros com esse tipo de experiência na Suécia”, afirma Andreas Bergström, chefe dos sistemas Flight Data & Navigation do Gripen E/F.
A integração com o VOR deve ser concluída em 2021 e a do TACAN em 2023.
Fonte: Gripen News
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