28 de set. de 2021

Porta-aviões USS Ronald Reagan entra no Mar da China Meridional

O porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan (CVN 76) navegando pelo Mar da China Meridional no dia 24 de setembro de 2021. (Foto: Marinha dos EUA)

Fernando Valduga  - O porta-aviões nuclear da Marinha dos EUA, USS Ronald Reagan e seu grupo de ataque estão operando no Mar da China Meridional pela segunda vez durante o desdobramento de 2021.

O grupo de ataque de porta-aviões (CSG) inclui o único porta-aviões avançado USS Ronald Reagan (CVN 76) da Marinha, a Carrier Air Wing (CVW) 5 embarcada e equipes embarcadas da Força-Tarefa 70 e do Destroyer Squadron (DESRON) 15, também como o cruzador de mísseis guiados da classe Ticonderoga, USS Shiloh (CG 67).

O CSG entrou no Mar da China Meridional em 24 de setembro após concluir as operações navais na 5ª Frota dos EUA, garantindo a segurança e estabilidade marítima, enquanto a Carrier Air Wing (CVW) 5 forneceu poder aéreo para proteger as forças dos EUA e da coalizão enquanto conduziam operações de retirada do Afeganistão.

Deve-se observar que o USS Ronald Reagan está ingressando na área para se juntar a outro porta-aviões na região, já que o USS Carl Vinson entrou no Mar da China Meridional no início deste mês. Além disso, o porta-aviões da Marinha Real do Reino Unido, HMS Queen Elizabeth, partiu de Guam neste fim de semana e se dirigirá ao Mar da China Meridional como destino final de seu primeiro desdobramento operacional.

O HMS Richmond, uma fragata Tipo 23 que acompanha o porta-aviões no desdobramento, encerrou uma série de operações no Mar da China Oriental, incluindo a aplicação de sanções da ONU à Coreia do Norte, e agora está se dirigindo para o Mar da China Meridional. A conta oficial do navio no Twitter disse que a tripulação estava agora “a caminho do Estreito de Taiwan para visitar o Vietnã e a Marinha Popular do Vietnã.

O USS Ronald Reagan está retornando à região depois de uma rara estada de três meses no Oriente Médio. O porta-aviões iniciou o retorno ao seu porto de origem avançado no Japão em 16 de setembro, após apoiar a retirada das tropas americanas do Afeganistão.

“Esperamos alavancar nossa recente experiência fora da área conforme retornamos ao Mar da China Meridional e nossas alianças e parcerias em rápido crescimento dedicadas ao Indo-Pacífico”, disse o contra-almirante Will Pennington, comandante da Força-Tarefa 70, do Carrier Strike Group (CSG) 5. “O desdobramento do grupo de ataque de porta-aviões Ronald Reagan para o Oriente Médio e o rápido retorno contínuo ao Pacífico destacam a flexibilidade e capacidade de resposta de uma força marítima de primeira linha e o poder e alcance das coalizões globais dedicadas à estabilidade fornecido pelo direito internacional e ordem baseada em regras.”

Enquanto estiver no Mar da China Meridional, o grupo de ataque conduzirá operações de voo de asa fixa e rotativa, exercícios de ataque marítimo, operações anti-submarino e treinamento tático coordenado.

“O Ronald Reagan e todos os componentes de seu grupo de ataque operaram com energia e comprometimento implacáveis durante todo o desdobramento, mostrando a força e a resiliência da América”, disse o capitão Fred Goldhammer, oficial comandante de Ronald Reagan. “Enquanto continuamos nossa missão no Mar da China Meridional, permanecemos vigilantes e prontos para atender ao chamado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.