20 de set. de 2021

Ministério da Defesa da Rússia considera comprar caças Checkmate

Yuri Borisov acrescentou que o avião possui uma série de recursos que correspondem aos parâmetros dos caças de quinta geração, como pontos de proteção intra-fuselagem

Fernando Valduga  - O Ministério da Defesa da Rússia pode considerar a compra de caças Checkmate monomotores no âmbito de um futuro programa estatal de armamentos, disse o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov à mídia à margem do Fórum de Petróleo e Gás de Tyumen.

“Sob um futuro programa estadual de armamentos, o Ministério da Defesa e a Força Aeroespacial podem considerar a possibilidade de comprar este caça”, disse Borisov. “Este é um importante fator potencial de exportação. Os clientes estrangeiros estão sempre interessados ??em saber se as forças armadas nacionais do país usam as tecnologias militares que estão em oferta para exportação.”

Borisov disse que tanto o Ministério da Defesa quanto a Força Aeroespacial têm sido “historicamente cautelosos” com os caças monomotores, porque, em sua opinião, os bimotores são mais confiáveis. No entanto, os caças monomotores estão amplamente espalhados pelo mundo.

“Pelo que eu sei, o início dos testes de voo está programado para 2023. A produção em massa (na condição de haver demanda suficiente) pode começar em 2025-2026. Este prazo é bastante realista”, disse Borisov. “Do contrário, não conseguiremos entrar nesse mercado onde os modelos americanos e chineses (monomotores) já dominam. Esse plano tem um potencial muito bom e boas perspectivas de conquistar um determinado nicho. Agora o caça já tem compradores em potencial. São dois parâmetros essenciais – rápida emergência no mercado e um preço razoável – que permitirão que ele ocupe um lugar digno”, disse ele.

Borisov acrescentou que o avião possuía uma série de recursos que combinavam com os parâmetros dos caças de quinta geração, como pontos de proteção intra-fuselagem.

O caça-jato Checkmate foi apresentado pela primeira vez no show aéreo MAKS em julho passado. Ele está posicionado como uma alternativa ao F-35A Lightning II dos Estados Unidos e ao JAS-39 Gripen E da Suécia. O mercado potencial do Checkmate é estimado em 300 exemplares. Além do mercado interno, o avião pode ser direcionado para países da África, Índia e Vietnã. O avião, provavelmente indexado como Sukhoi Su-75, será montado em uma fábrica em Komsomolsk-on-Amur.

O Checkmate possui recursos furtivos e está equipado com um compartimento intra-fuselagem para mísseis ar-ar e ar-superfície (uma carga útil de mais de sete toneladas). O caça supersônico monomotor pode alcançar Mach 1.8 tem alcance de combate de 3.000 quilômetros e é capaz de atingir até seis alvos simultaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.