21 de set. de 2021

Brasil e Rússia assinam documento que reforça a cooperação no uso pacífico de energia nuclear

NUCLEP - No último dia 16 de setembro, em sessão da Comissão Intergovernamental Rússia-Brasil de Cooperação Econômica, Comercial Científica e Tecnológica, foi assinado o Memorando de Entendimento entre a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. - NUCLEP e a ROSATOM América Latina, subsidiária da Rosatom. O documento foi firmado pelo Presidente Jaime Wallwitz Cardoso e pelo Diretor Comercial da NUCLEP, Celso Cunha, e pelo presidente regional da ROSATOM América Latina, Ivan Dybov.

Acompanharam o ato o vice-presidente, Michel Temer, e o primeiro ministro da Russia, Dmitri Medvedev.

Celebrando o desenvolvimento da parceria estratégica no setor de energia nuclear entre as partes, o memorando considera não só a cooperação industrial na possível construção da usina nuclear de produção e armazenamento no Brasil como também a colaboração em outras áreas em ampla gama.

Outros pontos particulares do documento, abordam a possível interação em engenharia de usinas e nas indústrias de energia térmica, petroquímica, construção naval, entre outras.

O memorando visa realizar projetos comuns, não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina. 

Assim, prevê a cooperação em matéria de fornecimento de ligas e componentes pesados, a fabricação de equipamentos para projetos da NUCLEP, assim como a inclusão desta estatal na cadeia de fornecimento Global Rosatom, a fim de efetivar a construção de centrais nucleares em outros países.

“A assinatura do Memorando oferece grandes oportunidades para a implementação de projetos comuns, não só no Brasil, mas também em toda a América Latina.  

NUCLEP é uma empresa que possui uma experiência impressionante e longa história na energia nuclear. Estamos felizes em desenvolver a cooperação e a implementação de projetos conjuntos em um futuro próximo”, disse Dybov. 

Em pouco tempo, as partes formarão uma equipe de trabalho conjunto que irá iniciar o treino completo das referidas áreas de cooperação. Plano de fundo:

A interação Brasil-Rússia em energia nuclear é regulada entre o Governo da Federação da Rússia e a República Federativa do Brasil pelo acordo sobre cooperação no uso pacífico da energia nuclear, de 15 de Setembro de 1994. Em 21 de julho de 2009, Brasil e Rússia assinaram também o Memorando de Entendimento.

Em junho de 2015, a ROSATOM International Network abriu seu escritório, conhecido como ROSATOM América Latina, registrado no Rio de Janeiro. 

O escritório será sede da ROSATOM na América Latina. A ROSATOM International Network é subsidiária da Rosatom, estabelecida com o objetivo de criar e gerir centros regionais globais da empresa. Os principais objetivos da empresa incluem o apoio às atividades da divisão nos mercados estrangeiros, a busca de novas oportunidades, e a promoção de produtos e serviços das empresas nucleares russas no mercado mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.