17 de set. de 2021

Argentina decide comprar jatos JF-17 ‘Thunder’ do Paquistão

Fernando Valduga - A Argentina decidiu comprar 12 caças JF-17A Bloco III do Paquistão, de acordo com um projeto de orçamento apresentado ao congresso da nação.

A conta do Open Source Intelligence (@PSFAERO) revelou a notícia hoje cedo no Twitter, onde afirma:

“ARGENTINA SELECIONA O JATO THUNDER DO PAQUISTÃO – O Governo da Argentina oficialmente incluiu US$ 664 milhões em financiamento para a compra de 12 caças PAC JF-17A Bloco III do Paquistão em um projeto de orçamento para 2022 apresentado ao seu Parlamento.”

As duas nações mantêm relações amistosas há algum tempo, a Argentina faz parte do consenso a favor da resolução proposta pelo Paquistão sobre o direito à autodeterminação que é debatida anualmente na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Paquistão votou a favor da Resolução da ONU que estipula que “a continuação da existência do colonialismo é incompatível com o ideal de paz universal sustentado pelas Nações Unidas”, o que é relevante para a questão das Ilhas Falklands/Malvinas. O presidente do Senado do Paquistão disse sobre a relação que “o Paquistão e a Argentina têm uma cooperação muito estreita em vários campos e unanimidade de pontos de vista sobre questões internacionais”.

O JF-17 Thunder é uma aeronave de combate multifuncional monomotor desenvolvida em conjunto pelo Complexo Aeronáutico do Paquistão e pela Chengdu Aircraft Corporation of China. Os construtores dizem que o JF-17 pode ser usado para várias funções, incluindo interceptação, ataque ao solo, antinavio e reconhecimento aéreo.

Cerca de 58% da fuselagem do JF-17, incluindo sua fuselagem dianteira, asas e estabilizador vertical, é produzida no Paquistão, enquanto 42% é produzida na China, com a montagem final ocorrendo no Paquistão.

A Argentina vem tentando comprar jatos de combate já há algum tempo sem ter sucesso. Várias tentativas foram interrompidas por falta de fundos ou objeções britânicas. Mais recentemente, no ano passado, a Grã-Bretanha bloqueou a venda de caças sul-coreanos FA-50 para a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.