Na época em que estava sendo construída, era considerada uma das mais desafiadoras obras de engenharia do mundo.
Com extensão total de 110km, vence um desnível de 900m entre Paranaguá e Curitiba, sendo que na serra há rampas com inclinação de aproximadamente 3,5%, ou seja, a cada 100m percorridos, o trem sobe 3,5m.
Nesta condições, trens com aproximadamente 1km de comprimento, tamanho que é comum nos trens que sobrem e descem a serra, pode haver uma diferença de mais de 35m de altitude entre a locomotiva e a cauda do trem, o que é semelhante a um prédio de mais de 10 andares!
Quando ficou pronta em 1.885, os engenheiros certamente puderam se orgulhar do feito, afinal, além de ser a primeira ferrovia paranaense e também um dos trechos ferroviários mais bonitos do mundo e segue encantando à nós, apaixonados por ferrovias.
Na foto, temos uma GE ES44 BBi, uma das locomotivas mais modernas do Brasil se aproximando de uma PN no município de Piraquara, já no topo da serra, com algumas das montanhas mais altas e belas do Paraná ao fundo
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