A solenidade marca o retorno às celebrações presenciais após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e retoma a discussão sobre a paz mundial em tempos conflituosos, como as crises na Europa, no Oriente Médio e na África.
Anualmente, o Exército Brasileiro celebra datas marcantes da trajetória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo europeu, preservando os valores e tradições da Instituição e reverenciando os Pracinhas, como os ex-combatentes ficaram conhecidos.
O Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos bélicos na Europa. Cerca de 25 mil soldados da FEB foram enviados à Itália para lutar junto aos Aliados. Deste total, 468 não retornaram com vida ao País.
Monumento aos Ex-Combatentes
A Praça Carlos Gardel abriga o Monumento aos Ex-Combatentes, de iniciativa da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Seção São Paulo e autoria do arquiteto Jorge Osvaldo Caron.
A praça recebeu piso de diferentes materiais e texturas, formando várias trilhas. No centro da praça, um corpo de aço, formado por três vigas ancoradas a um volume de concreto, se projeta do solo, de uma rampa em forma de trincheira. À frente deste conjunto, um cilindro de mármore exibe três figuras antropomórficas de aço e uma relação de nomes de ex-combatentes gravados.
SERVIÇO
Dia da Vitória
Data: 9 de maio (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Praça Carlos Gardel
Endereço: Rua Curitiba – Paraíso – São Paulo (SP)
DIVULGAÇÃO: Comando Militar do Leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.