26 de mai. de 2022

Ucrânia: ‘Otan não faz absolutamente nada’, diz chanceler

O ministro ucraniano Dmytro Kuleba criticou a aliança militar durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos

Ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça | Foto: Reprodução

O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, acusou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de “não fazer literalmente nada” para responder à invasão russa de seu país, mas elogiou as “decisões revolucionárias” da União Europeia. O discurso foi feito durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, na quarta-feira 25.

“A Otan, enquanto aliança, enquanto instituição, está totalmente à margem, e não está fazendo absolutamente nada. Lamento dizer isso”, afirmou Kuleba.

Já a União Europeia tem “adotado decisões revolucionárias, inovadoras”, acrescentou.

Quando a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, os ucranianos “tinham a impressão de que a Otan era uma força poderosa” e que o bloco europeu “só era capaz de expressar diferentes níveis de preocupação”, disse Kuleba. “Mas a guerra é sempre um teste para que as máscaras caiam”, destacou.

No entanto, alguns membros da Otan “estão nos ajudando”, afirmou o chanceler ucraniano.

A União Europeia decretou desde o início da guerra uma série de sanções contra a Rússia e tenta um acordo para impor um embargo às importações de seu petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.