23 de mai. de 2022

Índia reinicia negociações com a Rússia para compra de helicóptero Ka-31

Fernando Valduga  - A Rosoboronexport diz que está trabalhando para fornecer helicópteros Kamov Ka-31 para a Índia, dias depois de reportagens da mídia estrangeira afirmarem que a Rússia havia suspendido a entrega dos helicópteros.

“O trabalho com a Índia nesta questão continua. O Ka-31 não tem rivais e é o único helicóptero de vigilância por radar do mundo baseado em convés de navios. Ele lida perfeitamente com as tarefas de controlar a situação aérea e marítima e monitorar zonas econômicas e áreas aquáticas”, disse o CEO da exportadora de armas estatal Rosoboronexport, Alexander Mikheyev, conforme citado pela TASS no show de helicópteros HeliRussia-2022 na sexta-feira.

Em 17 de maio, o site Defense News informou citando fontes do Ministério da Defesa da Índia que a Índia havia suspendido as negociações com a Rússia sobre a entrega de dez helicópteros Ka-31. A decisão foi causada pela incerteza sobre as entregas após a operação militar especial da Rússia na Ucrânia e problemas de pagamento. Autoridades da Marinha indiana disseram que a suspensão representa um revés para o serviço porque os helicópteros Ka-31 são necessários para o segundo porta-aviões do país, o INS Vikrant, que foi construído localmente e será comissionado em julho.

A Índia apresentou um pedido à Rússia para a compra de helicópteros Ka-31 em maio de 2019. As negociações foram interrompidas devido à pandemia de coronavírus e reiniciadas em fevereiro de 2022. Os lados concordaram que um lote de helicópteros custaria US$ 520 milhões, disse a reportagem da TASS.

A Marinha da Índia opera atualmente 14 helicópteros Ka-31 comprados da Rússia entre 2003 e 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.