25 de mai. de 2022

Rússia lança ofensiva decisiva no leste da Ucrânia

Guilherme Poggio - Forças russas empreenderam um ataque total nesta terça-feira (24/5)  para cercar tropas ucranianas em cidades gêmeas do leste ao longo de um rio, uma batalha que pode determinar o sucesso ou fracasso da principal campanha de Moscou no setor industrial. coração de Donbas.

A Rússia está tentando capturar as duas províncias de Donbas, reivindicadas pelos separatistas, Donetsk e Luhansk, e prender as forças ucranianas em um bolsão na principal frente oriental.

As forças russas assumiram o controle de três cidades na região de Donetsk, incluindo Svitlodarsk, disse o governador regional Pavlo Kyrylenko a uma afiliada local da Radio Free Europe/Radio Liberty.

“A situação na frente (leste) é extremamente difícil porque o destino deste país talvez esteja sendo decidido (lá) agora”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk.

A parte mais oriental do bolsão de Donbas, controlado pela Ucrânia, a cidade de Sievierodonetsk na margem leste do rio Siverskiy Donets e seu gêmeo Lysychansk na margem oeste, tornaram-se o principal campo de batalha lá. As forças russas avançavam de três direções para cercá-los.

“O inimigo concentrou seus esforços em realizar uma ofensiva para cercar Lysychansk e Sievierodonetsk”, disse Serhiy Gaidai, governador da província de Luhansk, onde as duas cidades estão entre os últimos territórios ainda controlados pela Ucrânia.

Os militares da Ucrânia disseram que repeliram nove ataques russos na terça-feira em Donbass, onde as tropas de Moscou mataram pelo menos 14 civis, usando aeronaves, lançadores de foguetes, artilharia, tanques, morteiros e mísseis.

A Reuters não pôde verificar imediatamente a informação.

Em um sinal do sucesso ucraniano em outros lugares, as autoridades de sua segunda maior cidade, Kharkiv, reabriram o metrô subterrâneo, onde milhares de civis se abrigaram por meses sob bombardeio implacável.

A medida ocorreu depois que a Ucrânia empurrou as forças russas em grande parte para fora do alcance da artilharia da cidade do norte, como fizeram da capital Kiev em março.

FONTE: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.