13 de out. de 2022

AEB/MCTI e Escola Superior de Defesa (ESD) fecham acordo para atividades conjuntas

Protocolo de intenções entre as duas instituições prevê ações de cooperação e intercâmbio em pesquisa e capacitação nas áreas espacial e de defesa


A Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e a Escola Superior de Defesa (ESD), ligada ao Ministério da Defesa, assinaram, nesta quinta-feira (6), um protocolo de intenções. O objetivo é promover atividades de cooperação e de intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas espacial e de defesa, como seminários, debates, pesquisas, publicações conjuntas e cursos, entre outras atividades.

O presidente da AEB explica que as atividades de aeronáutica, espacial e de defesa são intercambiantes e as instituições que atuam nessas áreas buscam sempre estabelecer parcerias. Segundo ele, o protocolo de intenções vai permitir a participação de servidores da AEB em cursos da Escola Superior de Defesa, além de possibilitar um trabalho conjunto em pesquisa, capacitação e organização de eventos.

O acordo estabelece que as ações a serem desenvolvidas conjuntamente poderão incluir: desenvolvimento de estudos em áreas estratégicas ao desenvolvimento nacional, incluídos os aspectos fundamentais relacionados à segurança e ao desenvolvimento; desenvolvimento de atividades de estudos, pesquisas, ensino, extensão, difusão e intercâmbio, em temas de interesse mútuo; intercâmbio de estudos e pesquisas, nas áreas de ciência, tecnologia e inovação; realização de reuniões técnicas, seminários e outros eventos de natureza técnica-científica em temas de comum interesse. O prazo de vigência do protocolo de intenções é de 5 anos.

Fonte: MCTI

Foto: Marcelo Camará (SEAPC / MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.