21 de out. de 2022

Fumaça de incêndios florestais sufoca região noroeste dos EUA, moradores usam máscaras

 Imagem captada por satélite do incêndio florestal que assola o estado de Oregon | Crédito: Planet

Sharon Bernstein e Matt McKnight - Incêndios florestais nos Estados do Oregon e de Washington estão envolvendo grande parte da região noroeste e no litoral do Pacífico dos Estados Unidos com fumaça, sufocando moradores de Seattle, Portland e outras partes dos dois Estados com o pior ar dos Estados Unidos, segundo dados do governo.

Na região de Seattle, onde vivem cerca de 4 milhões de pessoas, o céu estava marrom e o ar estava difícil de respirar na quinta-feira. Quando o sol espreitava, aparecia na cor laranja.

"Isso está me deixando tonto", disse Joe Dinkins, que estava esperando por um amigo ao longo da costa de Elliott Bay, no centro de Seattle, na quinta-feira. "Eu costumo andar muito, mas tive que reduzir meus exercícios e pegar o ônibus em vez disso."

Os 10 locais dos EUA com a pior qualidade do ar na quinta-feira foram todos em Washington ou Oregon, liderados por Oakridge, Oregon, 240 km a sudeste de Portland. O índice de qualidade do ar de Oakridge foi de 487, na categoria perigosa, de acordo com o site airnow.gov, do governo federal norte-americano.

Seattle, com índice de qualidade do ar de 207 e Portland, com 204, lideram as grandes cidades da lista, com ar considerado muito insalubre. Ter má qualidade do ar devido à fumaça dos incêndios florestais no final do ano, em outubro, é algo sem precedentes em Washington, disse Susan Woodward, porta-voz do Departamento de Ecologia do Estado de Washington.

"É uma coluna de fumaça até o chão agora", disse ela.

O índice de qualidade do ar mede uma combinação de ozônio e poluição particulada no ar.

No Oregon, a fumaça de vários incêndios foi mantida perto do solo por um sistema climático, disse ele.

Na quinta-feira, o Oregon expandiu um alerta de qualidade do ar para cobrir grande parte do estado, incluindo a área metropolitana de Portland, pedindo às pessoas que fiquem dentro de casa, se possível, e usem sistemas de ventilação filtrados ou purificadores de ar.

Espera-se que a chuva prevista para sexta-feira em toda a região ajude os esforços de combate a incêndios e melhore a qualidade do ar.

O site de informações sobre incêndios florestais InciWeb, do governo federal dos EUA, mostra mais de duas dúzias de incêndios florestais em atividade atualmente em Washington e Oregon. Cerca de 10 incêndios a poucas horas de carro de Portland contribuíram para o ar enfumaçado de lá, disseram autoridades no início desta semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.