15 de fev. de 2023

Embarques de milho superam 100% em volume e 150% em receita no acumulado parcial de 2023

Impulsionamento das exportações do cereal pelo Brasil foi tema do boletim 'AgroExport'

Foto: Tony Oliveira/CNA

As exportações brasileiras de milho já superaram 100% em volume no acumulado parcial de 2023. Em receita, o aumento foi ainda maior: 150%. Os números, que levam em consideração o total de janeiro e a primeira semana de fevereiro, indicam um mercado aquecido, aponta o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira.

O assunto relacionado aos embarques do cereal para o exterior pautou a edição desta terça-feira (14) do boletim ‘AgroExport’. À frente do quadro, Ferreira mostrou, a partir de dados levantados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que o mercado foi bem mais agitado quando comparado com o mesmo período do ano passado.

No comparativo com janeiro e fevereiro de 2022, o volume de milho exportado pelo Brasil mais do que dobrou. Saltou das 3,5 milhões de toneladas para 7,43 milhões — sendo que a Secex só contabilizou os embarques até a primeira semana deste mês. Em receita, as cifras foram de US$ 870 mil (no primeiro bimestre do ano passado) para US$ 2,19 milhões na parcial janeiro-fevereiro 2023.

“O mercado está aquecido”, enfatizou Ferreira. E ainda mais para o Brasil. Isso porque, conforme ressaltou o diretor de conteúdo do Canal Rural, a racionalização (diminuição) da exportação de milho pelos Estados Unidos faz com que o país ganhe espaço no cenário internacional.

Outro país também ajuda o Brasil a ter vez nos embarques internacionais de milho. Isso porque a Ucrânia, que é o quarto maior exportador do produto, segue em guerra contra a Rússia. Assim, os produtores rurais brasileiros ampliam espaço diante da insegurança de oferta por parte dos ucranianos.

Há, além disso, um terceiro fator. Segundo Ferreira, o câmbio atual permite abrir margem de negociação na compra do produto em real.

Arte: Renan Borges/Canal Rural

Para o decorrer de 2023, Giovani Ferreira apontou que, em termos de volume, o país tem, a saber, potencial para pelo menos alcançar o patamar de 019 e 2021, únicas vezes em que destinou para o exterior mais de 40 milhões de toneladas de milho — 42,75 e 43,60, respectivamente. “Temos dois números a serem batidos”, endossou.

Por fim, ele avisou: o Brasil pode superar os Estados Unidos como o maior exportador de milho do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.