24 de mai. de 2023

Bonitinha, mas ordinária – a foto antipromocional para os 'com noção'

Aguardando autor da foto para se dar o crédito 

Por Reginaldo Palazzo - Bonitinha mas Ordinária é o título de um filme brasileiro de 1963 do gênero drama, dirigido por J.P. Carvalho, com roteiro de Jece Valadão (também produtor e protagonista) que adaptou a peça homônima de Nelson Rodrigues. Houve refilmagens em 1981 e 2008.

Recebi essa imagem acima pelo menos umas 3 vezes pelo whatsapp.

As pessoas me enviavam juntamente com outras imagens no intuito de enaltecer as belezas do município de Tarauacá pela passagem do seu aniversário no último 24 de abril.

Deixei para postar agora porque estaria à porta do verão (para os de outros estados saibam que é como é chamado o período de estiagem por essas plagas) vendo in loco e, portanto mais propensas a refletir sobre essa cena preocupante, degradante.

Ela [a foto] reflete exatamente a falta de noção de certas pessoas pelo que está acontecendo com a natureza acreana e em toda a bacia amazônica.

Aliás, será que sabem ao menos do porquê chamarem de bacia amazônica? Acho que não.


Bateia

A Bacia Amazônica é um conjunto que reúne todos os recursos hídricos afluindo para a região banhada pelo rio Amazonas e seus afluentes, mas na verdade deveria se chamar bateia dado a sua falta de profundidade e consequentemente “falta de queda”.

Isso mostra também do porquê não termos grandes hidrelétricas na Amazônia em tempo integral.

Observe que se o mar invadir pela Amazônia poderemos ter dois continentes, porque iam se separar.

Vou só contar um detalhe pra quem acha que conhece a região, o rio amazonas antigamente, mas muito antigamente mesmo, corria para a região onde hoje é o Peru.


Imagem

A imagem da foto que ilustra e inicia a matéria chama-se assoreamento, e o fato é que é por pura negligencia governamental em relação à mata ciliar dos nossos castigados rios.

Portanto a frase que dá nome ao filme foi a primeira coisa que veio a minha mente quando vi essa triste foto, bonitinha, mas ordinária!

Para os antenados de plantão essa foto é um verdadeiro tiro no pé.

Imagem: Blog do Eurico Paz
Assim como o tema trânsito, o trabalho nas escolas com crianças e adolescentes em relação à proteção dos rios tem que ser uma constante, caso contrário ele não aguentará mais duas gerações.

Não adianta fazer um trabalho de conscientização de 10 em 10 anos.


Crédito

Gostaria de dar os créditos não os de carbono porque sou patriota no bom sentido da palavra, mas ao autor da foto, fico no aguardo para ser ético.


Reflitam

Quando a água bater no telhado de sua casa lembre dessa imagem, que prova que o rio fica cada vez mais raso e portanto perdendo resiliência e o barranco a cada dia diminui de tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.