26 de mai. de 2023

Comando do Teatro Oriental da Força Aérea Chinesa substitui antigas aeronaves J-7 e J-8 por mais caças J-16


Fernando Valduga  - O Comando de Teatro Oriental da Força Aérea do Exército de Libertação Popular Chinês (PLAAF) atualizou recentemente sua frota de aeronaves, substituindo um grupo de aviões mais antigos por jatos de caça pesados Shenyang J-16 adicionais.

Esses aviões de guerra avançados são frequentemente vistos durante exercícios de rotina e patrulhas perto de Taiwan, conforme relata Liu Xuanzun no Global Times.

De acordo com uma reportagem da China Central Television (CCTV), um grupo aéreo afiliado ao Comando de Teatro Oriental da PLAAF passou por uma transição para voar em caças J-16. Recentemente, o grupo aéreo realizou sua sessão inaugural de treinamento de voo com a nova aeronave. Vários J-16 decolaram de um aeródromo de treinamento na província de Jiangsu, leste da China, voaram em direção a uma área designada e realizaram uma série de manobras de treinamento. Isso representa um marco significativo para a brigada, pois eles começam a operar a aeronave J-16 mais avançada após o treinamento em simulador de solo.

Zhang Zhencheng, vice-chefe de gabinete da brigada, destacou a configuração aerodinâmica superior e o desempenho de controle aprimorado da nova aeronave J-16 em comparação com seus antecessores, afirmando que os pilotos devem adaptar suas técnicas de voo para utilizar plenamente suas capacidades.


Um especialista militar em Pequim, que preferiu permanecer anônimo, explicou ao Global Times que a transição entre gerações indica que a brigada provavelmente foi atualizada a partir de modelos de aeronaves mais antigos, como os caças J-7 ou J-8 legados. Essa transformação aumenta significativamente as capacidades de combate da brigada, marcando um avanço substancial. Relatórios sugerem que a China está desativando aeronaves legadas como parte de seus esforços para modernizar sua frota de aviões de guerra, com as aeronaves J-7 e J-8 entre as que estão sendo desativadas.

Considerado pelos analistas como o segundo caça a jato mais formidável da China, depois do J-20 com capacidade furtiva, o J-16 é um caça pesado multimissão de 4,5 gerações capaz de combate aéreo e ataque terrestre. Os analistas também observam que o J-16, com sua impressionante capacidade de carga útil, pode efetivamente cooperar com o J-20 para aprimorar as capacidades gerais de combate.

Antes desta atualização recente, um número considerável de J-16s já havia sido implantado pelo comando, e a autoridade de defesa de Taiwan frequentemente relatava avistamentos dessas aeronaves durante exercícios de rotina do PLA e patrulhas ao redor da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.