29 de mai. de 2023

Ditador Nicolás Maduro sobe a rampa do Palácio do Planalto

Chavista está no Brasil para reunião com Lula

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente Lula sobem a rampa interna do Palácio do Planalto - 29/05/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão

Cristyan Costa - O presidente Lula recebeu com honras o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, nesta segunda-feira, 29, no Palácio do Planalto. O chavista chegou na noite de ontem, na Base Aérea de Brasília. A guarda de honra da Força Aérea Brasileira bateu continência para o socialista.

Vestindo terno preto e gravata vermelha, Maduro subiu a rampa interna do Planalto, com Lula, ao lado das primeiras-damas Janja e Cilia Flores, em direção ao gabinete do presidente da República.

Militares brasileiros batem continência para o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, na Base Aérea de Brasília – 28/05/2023 | Foto: Divulgação/Nicolás Maduro

Ao meio-dia, a delegação chavista e membros do alto escalão petista iniciaram um almoço no Ministério das Relações Exteriores.

Amanhã, na terça-feira 30, Maduro, Lula e outros nove presidentes vão participar de uma reunião do bloco de esquerda Unasul, que reúne expoentes do Foro de São Paulo (atual Grupo de Puebla).

“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil”, escreveu Maduro, no Twitter, pouco depois de desembarcar. “Nas próximas horas, estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente.”


Recompensa pela cabeça de Nicolás Maduro

Em março de 2020, o então procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, acusou o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, por terrorismo internacional e associação ao narcotráfico. Depois da apresentação da denúncia, o Departamento de Estado dos EUA ofereceu uma recompensa de US$ 15 milhões para quem capturar Maduro. Também o governo prometeu US$ 10 milhões pela prisão de Diosdado Cabello, então ex-presidente do Parlamento venezueano.

Dessa forma, a Venezuela passou a integrar a lista norte-americana dos países que apoiam o terrorismo. Fazem parte do rol a Coreia do Norte, o Irã, o Sudão e a Síria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.