15 de mai. de 2023

Geolocalização de imagens mostra retomada de território pelas forças ucranianas ao redor de Bakhmut

 


As forças ucranianas obtiveram ganhos a noroeste de Bakhmut em contra-ataques localizados a partir de 12 de maio. Imagens geolocalizadas publicadas em 12 de maio mostram forças russas fugindo do fogo de artilharia ucraniana na margem sul do reservatório de Berkhivske, cerca de 4 km a noroeste de Bakhmut. Esta filmagem confirma visualmente as alegações feitas por vários milbloggers russos de que as forças ucranianas obtiveram ganhos a noroeste de Bakhmut na área entre Bohdanivka e Berkhivka.

Um milblogger russo afirmou que elementos da 200ª Brigada de Fuzileiros Motorizados (14º Corpo de Exército, Frota do Norte) perderam suas posições na área entre Hryhorivka e Dubovo-Vasylivka (cerca de 6 km a noroeste de Bakhmut). Várias fontes russas alertaram que as forças ucranianas podem estar tentando cercar o Grupo Wagner dentro de Bakhmut. O financista do Grupo Wagner, Yevgeny Priogozhin, enfatizou que as forças ucranianas estão se aproximando de Berkhivka e afirmou que a Ucrânia agora mantém posições dentro de 500 metros dos limites da cidade a noroeste de Bakhmut. Milbloggers russos também relataram que as tropas ucranianas estão contra-atacando em direção a Khromove (3 km a oeste de Bakhmut), Bohdanivka (6 km a noroeste de Bakhmut) e Klishchiivka (6 km a sudoeste de Bakhmut).

Um milblogger russo afirmou que a situação a sudoeste de Bakhmut, perto de Mayorsk, se estabilizou após ataques ucranianos a posições do 1º Corpo de Exército da República Popular de Donetsk. O Ministério da Defesa da Rússia (MoD) rejeitou as alegações feitas por outras fontes russas sobre os avanços ucranianos e alegou, em vez disso, que elementos da 4ª Brigada de Fuzileiros Motorizada Separada (República Popular de Luhansk) e da 200ª Brigada de Fuzileiros Motorizada (14º Corpo de Exército, Frota do Norte) repeliram todos os ataques na área de Berkhivka “levando em consideração as condições favoráveis ​​​​do reservatório de Berkhivske”.

Milbloggers russos e outras vozes proeminentes no espaço de informação pró-guerra continuam a responder aos recentes contra-ataques ucranianos com vários graus de cautela e ansiedade. Muitos milbloggers afirmaram que a atividade ucraniana em torno de Bakhmut marca o início oficial da esperada contra-ofensiva da primavera e especularam sobre onde o principal esforço da Ucrânia ocorrerá. Várias vozes russas proeminentes, no entanto, pediram cautela e moderação ao responder à contra-ofensiva, sugerindo que alguns milbloggers estão defendendo a aplicação de certas lições que aprenderam com o colapso do espaço de informação durante as bem-sucedidas contra-ofensivas de Kharkiv e Kherson na Ucrânia.

Alguns milbloggers alertaram que as reportagens sobre o sucesso ucraniano poderiam ser uma tentativa deliberada dos ucranianos de semear o pânico. Outro milblogger alertou contra a aceitação de todos os relatórios de que as atividades ucranianas são “operações psicológicas” pelo valor de face e expressou preocupação com as respostas da propaganda russa aos contra-ataques. Um milblogger sugeriu que relatos confiáveis ​​de contra-ataques ucranianos não significam que “tudo está pegando fogo”, alertando o público contra o desespero. O milblogger observou que dizer a verdade sobre as operações ucranianas não equivale a “semear o pânico”. A resposta geral do espaço de informação russo parece estar focada na ideia de evitar a propagação do pânico.

FONTE: ISW

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.