29 de mai. de 2023

COMAC C919 realizou seu primeiro voo comercial


Diego Alves Por Diego Alves - A mais recente aeronave de nova geração da China, o COMAC C919, deve realizou seu primeiro voo comercial neste domingo (28), com o cliente de lançamento China Eastern Airlines.

A companhia aérea recebeu a primeira das cinco aeronaves em de dezembro de 2022 desde então e vem realizando testes de solo e voos de comprovação de rota desde então. Agora, seis meses depois, a aeronave está pronta para fazer para fazer o primeiro voo comercial em sua estreia em voos domésticos de médio curso na China.

Esta viagem é um voo simbólico. Ele conectará as duas principais cidades de Shanghai Hongqiao (SHA) e Beijing (PEK), partindo às 10h45, horário local. A aeronave, registrada como B-919A, é configurada em um layout de duas classes, com capacidade para transportar 164 passageiros.

O COMAC C919- iniciará uma longa jornada para se provar uma alternativa viável para as transportadoras asiáticas, projetada principalmente para competir com os fabricantes ocidentais Boeing e Airbus, com suas respectivas famílias de sucesso mundial Boeing 737 MAX e A320 Neo.

Desde seu lançamento público em 2008, o C919 ainda não progrediu fora de seu país de origem. Apesar disso, o mercado doméstico da China tem sido suficiente para garantir mais de 540 pedidos firmes com 120 opções adicionais para o avião.

A carteira de pedidos do C919 é composta por grandes transportadoras estatais chinesas, como Air China (CA),

China Eastern (MU) e a Hainan Airlines (HU), bem como importantes entidades nacionais de leasing, como ABC, ICBC e a CCB. Curiosamente, as únicas empresas estrangeiras que investiram no tipo para continuar sua comercialização dentro da China são a AerCap e a BOC Aviation, ambas empresas de dry-leasing.

A verdade é que o COMAC C919 ainda precisa ter um desempenho melhor além da China. A única companhia aérea estrangeira que já encomendou o tipo foi a transportadora tailandesa City Airways (E), que infelizmente encerrou suas operações em fevereiro de 2016, precisando, portanto, cancelar o então pedido firme.

O início das operações comerciais da mais nova aeronave da COMAC é o momento perfeito para o fabricante provar que a compra de aeronaves projetadas na China também é uma opção a ser considerada pelas companhias aéreas do mundo.

Olhando para os projetos anteriores da COMAC, como o ARJ21, a atual lista de operadoras desse jato regional

também é dominada por empresas nacionais. Apenas uma aeronave foi entregue desde sua estreia comercial para uma companhia aérea estrangeira, a TransNusa, uma pequena companhia aérea regional da Indonésia com apenas cinco aviões na frota.

É entusiasmante ver se, no mercado do médio curso, apesar do considerável fracasso internacional do seu

irmão mais novo, o COMAC C919 acabará por ter sucesso e enfrentar uma concorrência considerável do oligopólio criado pela Airbus e pela Boeing a nível mundial.

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