22 de mai. de 2023

Agenda contradiz versão de Lula sobre encontro com Zelensky

Petista culpou o presidente da Ucrânia por reunião malsucedida

Lula ficou de fora de agradecimentos de Zelensky, em vídeo publicado na internet 

 Foto: Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Durante entrevista coletiva, Lula disse a jornalistas que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atrasou-se e não apareceu para um encontro supostamente marcado por ele, às 15h15, do domingo 21,

A agenda com os compromissos de Lula enviada a jornalistas pela manhã mostra, contudo, que no horário citado pelo petista, havia uma reunião bilateral com o primeiro-ministro do Vietnã, e não com Zelensky.

Agenda de Lula mostra compromisso com líder do Vietnã, e não com Zelensky | Foto: Reprodução/Palácio do Planalto

“Nós esperamos, e aí ficamos recebendo a informação que eles tinham atrasado”, disse Lula a jornalistas, depois de uma reunião do G7, em Hiroshima. “Enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã, e, quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu, certamente teve outro compromisso, não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu.”

Lula disse continuar na mesma posição no que diz respeito ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia. “Estou tentando, com outros países, como Índia, China e Indonésia, construir um bloco pela paz no mundo”, garantiu. “O mundo não precisa de guerra, precisa de paz.”

Pouco antes da declaração de Lula, jornalistas perguntaram a Zelensky se ele havia ficado decepcionado pela reunião não ter ocorrido. “Eu acho que Lula ficou decepcionado”, respondeu o presidente da Ucrânia, ironicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.