A Fiat Chrysler vai aderir a uma aliança liderada pela BMW para desenvolver carros autônomos, intensificando a corrida das montadoras e empresas de tecnologia para desenvolver "robotáxis", que podem ser chamados via smartphone e pagos por minuto.
O mercado para táxis autômomos pode chegar a 2 trilhões de dólares em 2030, de acordo com consultores da McKinsey, na medida que os clientes mais jovens deixam de possuir automóveis em favor da mobilidade do serviço sob demanda.
A Fiat Chrysler disse que planeja colocar a tecnologia de veículos autônomos em produção até 2021, mesmo prazo compartilhado por empresas rivais que também estão desenvolvendo carros autônomos.
A BMW e suas parceiras Intel e Mobileye disseram que a Fiat Chrysler vai trazer seus conhecimentos de engenharia e outros para o negócio, abrindo o caminho para a criação de uma plataforma de carros autônomos abrangente que poderia ser adotada por outras montadoras.
O presidente-executivo da Fiat Chrysler, Sergio Marchionne, citou que "as sinergias e a economia de escala" possibilitaram a adesão à aliança.
Marchionne argumenta há muito que as montadoras devem se unir para sobreviver aos custos proibitivamente elevados de produzir veículos tecnologicamente mais avançados.
As fornecedoras de autopeças Delphi Automotive e a Continental também se juntaram à aliança BMW-Intel. O consórcio disse que está no caminho certo para realizar testes com 40 veículos autônomos na estrada até o final de 2017 e que vai aprender com os 100 veículos de teste que serão desenvolvidos pela Mobileye nos Estados Unidos ainda este ano.
Por Alexandria Sage e Edward Taylor
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